oncontextmenu='return false'>

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Visto de Sambo / Sambo Visa!!

Assunto burocrático hoje :-( Quero esclarecer algumas duvidas a respeito do visto no qual estou dando entrada, juntei todas as informações que pude para esclarecer da melhor forma possível. O que chamamos de união civil no Brasil na Suécia é chamado de sambo.Na Suécia é muito comum as pessoas ficarem noivas durante anos,moram juntas tem filhos e continuam como ‘noivos’ Isso é encarado normalmente.Conheci um casal que estavam juntos por 9 anos tinham 2 filhos e continuavam noivos(sambo)
Vou explicar os direitos de Sambo, sobre as documentaçãoes necessárias para entrevista.
  • Direitos de Sambo
    Sambo não tem direito à herança do parceiro (somente através de testamento ou procuração)
     No caso de separação, sambo não tem direito aos bens materiais do parceiro.
    No caso de filhos em comum, só a mãe tem a guarda do filho (no entanto o casal pode solicitar o "gemensam vårdnad", a guarda em comum, no skattemyndigheter)
    Não se pode ser sambo e ao mesmo tempo ser casado.
    A relação de sambo termina se um deles se casar ou entrar numa relação registrada.
    A relação de sambo também termina se eles se separarem ou se um deles, por exemplo, pedir dissolução do regime de sociedade de bens.
    Sambo tem direito a tomar para si a residência mesmo não sendo bens do sambo - samboegendom.
    Sambo não tem direito a pensão, mesmo eles tendo morado muito tempo juntos (diferente do Brasil)
    Sambos não podem adotar filhos em comum na Suécia.
    Se um par sambo com filhos em comum decidem se separar, o pai tem que confirmar que ele é o pai. O mesmo não se aplica ao pai casado que se divorcia.
    Se um par casado com filhos em comum se separar, ficará no apartamento alugado (hyresrätt) aquele que for ficar morando com os filhos. No caso de residência própria, aquele que decidir continuar morando na casa deverá resolver o problema de residência do outro.
    Se o casal de sambo se separar será sempre aquele que habitou a residência primeiro que permanecerá no local. Se eles compraram a propriedade juntos, então haverá a divisão da mesma e se um deles decidir permanecer na casa terá que resolver o problema de residência do outro.
    Se você é casado e paga uma a previdência privada, você poderá ficar sem uma parte do que poupou em caso de uma separação, uma vez que hoje em dia essa conta faz parte dos “bens adquiridos” e pode, inclusive, ser transferido o total do valor ou parte dele para o parceiro. Isso não se aplica para os sambos.
    O visto de sambo dá direito a trabalhar e a estudar.
    Tem validade de dois anos (antes do vencimento tem que ser marcada uma nova entrevista)


    * Solicitação do visto

    Quem pode solicitar permissão de residência por vinculo familiar?
    Os interessados em residir através de permissão de  residência na Suécia tem que, obrigatoriamente, ter laços familiares na Suécia (entende-se por família filhos menores de idade e a esposa ou esposo)  e comprovar a necessidade de residir no mesmo país. Laço familiar também inclui casados,  união estável e namorados.

    Casados, união estável ou nubentes
    A solicitação de permissão de residência pode ser requerida por pessoas casadas, união estável (heterosexualis, homosexuais) ou nubentes, com uma pessoa moradora na Suécia. A solicitação pode, no entanto, ser negada quando, por exemplo, o pedido se baseia em dados incorretos, relacionamento não verídico, ou quando não há planos do casal de morarem juntos etc. União estável significa, neste caso, quando duas pessoas podem comprovar que moram/compartilham no mesmo domicilio há pelo menos dois anos.  (BE no formulário). 

    Registro e agendamento de entrevista
    O solicitante deve telefonar para embaixada/consulado da Suécia,onde o mesmo receberá uma lista de documentos e um formulário a ser preenchido e  só depois enviado para Embaixada.
    Ao receber a aplicação (formulários) e documentos a Embaixada dá entrada e registra a aplicação no sistema de migração do Departamento de Migração.
    Em seguida, o solicitante será chamado à entrevista, por e-mail ou telefone.
    Observação: Apenas as aplicações completas (com os documentos  e  formulários  preenchidos  corretamente) serão chamadas para entrevista.

    Entrevista e coleta de dados biométricos

    Os dados biométricos (fotografia e impressões digitais) são coletados em Brasília após a aprovação do visto será a etapa final.
    Os documentos originais são apresentados e comparados às cópias enviadas com a aplicação
    (não se esqueção que documentos como comprovante de residencia, personbevis do parceiro,averbação de estado civil tem validade somente de 3 meses então no caso os documentos tem que estar atualizados dentro dessa data.
    A entrevista é realizada, com duração entre uma hora e uma hora e meia. 
    O solicitante receberá um recibo com o número identificador de sua aplicação. Com este número, o solicitante poderá acompanhar seu processo pela página: http://www.migrationsverket.se/info/2306.htm

    O cônjuge /parceiro sueco do solicitante é contatado pelo Departamento de Imigração,ára que ele(a)preencha um formulário e em alguns casos realize uma entrevista
    Após a entrevista o solicitante pode escolher o Consulado mais proximo da sua cidade para que a Embaixada envie o visto( se aprovado) onde só o solicitante poderá retirar.
    O solicitante  deve contatar o Consulado Geral da Suécia (em seu país de origem)
    E todo processo do visto tem que ser feito no país de origem do requerente(nosso caso Brasil) e aguardado aqui também.
    O processo a partir do dia da entrevista leva entre 3 e 6 meses.
    Durante o processo o solicitante não é proibido de entrar na Suécia como turista. Porém se o Departamento de Migração tomar conhecimento de que a pessoa está em território sueco, o processo de análise será paralisado, até que o solicitante volte ao seu país de origem. Caso contrário o processo será cancelado. Também existem ocasiões nas quais é necessário acrescentar informações e se o solicitante não for encontrado no Brasil haverá atraso no processo.
    Documentos necessários.
    *Formulários preenchidos (esse formulário será enviado por email  juntamente com a lista de documentos que deverão ser enviados para a Embaixada(3 VIAS CADA, PREENCHIDAS EM COMPUTADOR E ASSINADAS)
  • Segue também a lista de documentos nesse site abaixo.
  •  http://www.swedenabroad.com/SelectImageX/11672/docneccasadosnub.pdf

    *Passaporte as páginas com os respectivos n° de passaporte, dados pessoais, carimbos e vistos (2copias)

    *Comprovante de Estado Civil Brasileiro (PODE SER CASADO. SOLTEIRO, VIÚVO, DIVORCIADO OU UNIÃO ESTÁVÉL, O ESTADO CIVIL SEJA QUAL FOR TEM QUE SER COMPROVADO, no meu caso foi solteira) e o mesmo traduzido por um tradutor juramentado para o inglês [porque não existe tradutor sueco juramentado no Brasil]

    *2ª via da Certidão de Nascimento, atualizada, emitida em Cartório de Registro Civil. A certidão tem que conter uma averbação constando que não houve alterações no estado civil (caso de solteiros) do solicitante ou; escritura Pública de Declaração de Solteiro (a), emitida em Cartório de Registro Civil, onde duas testemunhas brasileiras comprovem que o solicitante é solteiro;
    (Essa certidão eu retirei no cartório onde fui registrada)
                                                                      
    *Comprovante de Residência (contas, faturas, 2copias)

    *Certidão de Antecedentes Criminais (Polícia Federal)
     http://www.dpf.gov.br/ (2 copias) 

    *Certidão Negativa da Justiça Federal;
    http://www.jf.gov.br/portal/publicacao/engine.wsp?tmp.area=207
    (1 original e 1 copia)

    *CPF (2 copias)

    *Carteira de Identidade (2 copias)

    *Recibo de pagamento da taxa consular (a entrevista é paga a minha na época foi R 125,00 o pagamento será feito antes da entrevista através de um depósito em conta bancária)

    *Passaporte ou identidade  do (a) parceiro (a) sueco (a)- (2 copias)

    * “Personbevis” registro civil sueco (a), onde consta o estado civil do parceiro (a) sueco. Se for casado, contar o nome do (a) esposo (a) solicitante brasileiro (a) [por exemplo, pessoas que casam com o visto de turista]
     (www.skatteverket.se)
    (1 original e 1 copia)

    *Fotos do casal, emails, cartões, passagem aéreas, tudo que possa provar que existe um relacionamento

    Todas as cópias devem ser autenticadas em cartório.
    Boa Sorte a todas nós!!
    Fonte
    http://www.swedenabroad.com/Page____11653.aspx

8 comentários:

  1. Parabéns pelo blog.. entra no meu e se gostar pode seguir!!

    ps.: estou te seguindo!

    Gostei do post... obrigado pela ajuda!

    Abraço,
    P.A.
    ______________________________________
    http://www.preguicaalheia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi...tinha guardado seu blog, pois tinha achado muito legal a ideia. Hoje, finalmente, parei para ler alguns posts até o fim...adorei! Você é pura emoção...e descreve as coisas, sensações, sentimentos de um jeito que nos faz viajar, e nos sentir como se estivéssemos onde está. Continue assim! E desejo muito sucesso aí na Suécia! Já estive em Estocolmo em 2008 e gostei muito!!! Foram só dois dias na capital Sueca, mas que me marcaram bastante...Sempre que puder, coloque notícias daí, para eu poder conhecer melhor, daqui do Brasil, este belo e interessante país!
    Um abraço,
    James
    http://territorioativo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oii...tenho acompanhado seu blog,o qual me deu muitas dicas a respeito do visto de permanencia,estou um pouco perdida em uma questão,poderia vc me tirar essa dúvida? Quero saber se as copias do passaporte do meu parceiro sueco,precisam ser autenticadas somente no cartorio na suecia ou posso autenticar aqui no brasil? outra coisa é as fotos q comprovam o relaciomentos,qual o melhor jeito de organizar e precisa copias das mesmas?? por favor me ajude!!! agradeço desde de já..tack: gilmara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom ter ajudado!Na Suécia não existe cartório, existe só um orgão chamado skatteverket que é do governo, eu só autentiquei os meus documentos,os do meu sambo nenhum pois na embaixada/consulado sueco eles sabem que na suecia não existe cartório entende?
      Quanto as fotos vc pode colar em folhas sulfites se quiser, pois na hora de mostrar fica mais fácil, as minhas eu só mostrei e peguei de volta, não precisa cópia.Super boa sorte pra vc.Abraços

      Excluir
    2. Oi Renata obrigada por me responder.GRacas a DEus ja entregei todo o dossie e com 15 dias depois ja marcaram minha entrevista para ffinal de abril, estou super ansiosa e nervosa rsrs vc teria algumas dicas da entrevista?pra eu sossegar um pouco.um abraco e fica com DDeUs!! Gilmara

      Excluir
    3. Olá Gilmara que bom que tudo ja está encaminhado e logo logo será a entrevista.
      Eu escrevi um post aqui no blog chamado entrevista para o visto de sambo, tem algumas dicas.
      Abraços e boa sorte

      Excluir
  4. Renata, usei o seu post como fonte ,no entanto algumas moças da Comunidade Eu amo um Sueco,constaram um ERRO ;
    Se um par sambo com filhos em comum decidem se separar, o pai tem que confirmar que ele é o pai. O mesmo não se aplica ao pai casado que se divorcia.
    Deveria fica assim : o casamento no civil tem o Registro e desta forma não precisa confirma a paternidade , caso seja união estável precisa se confirma a paternidade quando a criança nasce,como foi explicado pela Márcia Costa é estes dados confirmados pela Embaixada da Suécia no Brasil. Tenha um Bom dia Daniele

    ResponderExcluir
  5. A fonte desse post vem da comunidade eu amo um sueco, as informações foram tiradas do antigo grupo, mas vou salientar o que vc escreveu mesmo assim.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Obrigada pela visita e volte sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...