oncontextmenu='return false'>

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O SFI e EU

Finalmente comecei a estudar, nunca pensei que um dia pudesse estar aprendendo sueco, apesar de gostar de aprender idiomas o meu plano era aprender Frances numa escolinha particular assim bem light tipo 2 horas por semana, como quando eu estudava italiano era uma terapia só pra falar outra língua além do inglês, uma coisa sem compromisso pra não deixar o cerebelo parado, mas... Os planos mudaram da água pra o vinho.
Agora eu sou obrigada a aprender sueco, uma língua que não faz a minha cabeça, não é porque  que o amor da minha vida fala esse idioma que vou passar a achar o máximo, eu não acho essa língua nem um pouquinho bonitinha então é onde começa a lei da atração, eu não gosto do idioma, aí falo errado, ai cansada de falar errado já não quero aprender mais porcaria nenhuma e o negocio só vai só me deixando mais nervosa com aquela sensação que daqui a 10 anos eu ainda vou estar com o dicionário de sueco embaixo do braço e falando como se tivesse com um ovo na boca.
Na primeira semana que cheguei já fomos fazer minha matricula na escola, a atendente foi simpática falava comigo em inglês assim bem devagarzinho sabe, pra eu entender muito bem tudo que ela estava explicando, bemmmmm explicadinho (vai ver que eu já to com cara de desentendida e não estou sabendo) ela não me aplicou nenhum teste e disse que eu começaria o sueco no nível B, detalhes de todas as pessoas que estão aqui que eu as conheço começaram pelo nível C que é um nível mais elevado que esse, e creio que se tivesse o nível Z ela me colocaria nele, mas tudo bem o importante é aprende a língua e outra eu não estou em nenhuma competição de idioma nórdico.
A escola tem uma boa estrutura, 80% da classe são de pessoas vindas de países árabes, eu, um australiano e um italiano que fala português super bem por sinal, já tem uma panelinha formada, pois muitos deles já estudaram juntos nos níveis anteriores, e a outra parte que esta começando assim como eu (o povo com cara de desentendido) aí fica aquela situação de nada com coisa nenhuma porque a turma não aprende junta, a maioria pelo que vi já falam algo em sueco e outros como eu estão ali, mas perdidos que cachorro em dia de mudança.
A professora é atenciosa, paciente mas não tem didática nenhuma, ela explica em sueco eu não entendo nada (bem efeito pra mim assim paro de usar o inglês como muleta) aí vou e tento tirar minhas duvidas sobre a matéria perguntando pra ela em inglês e ela vem e me responde em sueco again, pode? É de chorar né ?
A Suécia oferece essa escola gratuita para imigrantes seja imigrante por casamento, trabalho, exílio, família, alguns estudantes no inicio do curso recebem uma quantia em dinheiro do governo e tem que estudar em período integral durante toda a semana (que não foi o meu caso, não ganhei nem uma canetinha sem carga e nem faço idéia de como se faz pra receber essa grana) a iniciativa é ótima, pois em muitos países quem quiser aprender a falar o idioma que se vire, mas pra isso ficar perfeito eles podiam ter uma metodologia de ensino diferente, ahh e nem me venha com esse negocio:


Aproveita e não reclama porque é de graça!


Isso não é assim não, já que é pra fazer faça direito, pra mim um aluno dedicado e um BOM professor já formam uma escola, o governo pode dar a melhor estrutura do mundo, mas se o professor não tem o dom de ensinar e o aluno a gana de aprender já era, e lembrando que essa foi a minha visão, cada caso é um caso.
Enquanto isso eu fico por aqui queimando os meus neorônios estudando sueco, então gente caso eu desapareça do blog não se preocupem, a razão do sumiço será porque eu vou estar aqui quebrando a minha cabeça estudando em casa com meu professor particular e namorido  pra ver se mudo essa minha cara de desentendida.

8 comentários:

  1. Olá!

    Eu já gosto de estudar sueco e não vejo a hora de falar esse idioma fluentemente!!!
    Acho que só tem direito a receber essa ajuda de custo do governo,os asilados...e é por isso que alguns não fazem questão de sair do SFI ;)

    Abraços e Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Aí que bom Renata que vc já começou! No começo é assim mesmo, a gente fica com essa cara de quem não ta entendendo nada. Também não acho a língua sueca bonita não, mas paciência né...rsrs. Olha é melhor começar entendendo aos poucos mesmo, esse pessoal que já fala sueco na classe, com certeza já mora aqui há mais de um ano e muitos não sabem nem escrever/ler o que estão falando.
    Aqui também é a mesma coisa se a gente perguntar em inglês, as professoras respondem em sueco, mas isso é bom, porque força a gente a entender, mas caso não entenda.... No meu caso, estou escrevendo melhor que lendo, lendo melhor que ouvindo e ouvindo melhor que falando. Quando tento falar, parece que tem uma trava na garganta, tento traduzir primeiro sempre, não é fluente,mas a gente sabe que a fluência vem com o treino, com o inglês foi assim! Com relação ao dindin que a galera recebe, pelo que me disseram é preciso que vc e seu marido não estejam trabalhando. Mudei de horário e a nova turma tá cheia de panelinhas rsrsrs.. :( Te ligo nesta semana! Bjos

    ResponderExcluir
  3. amiga forca ai na lingua e na mente, que falar sueco é questão de sobrevivência, falo isso por mim aqui na Noruega enrolando minha língua meu cérebro e minha paciência...imagino muito bem como vc se sente, mas estamos assim..se correr o bicho pega e se ficarmos o bicho come!!! rss beijinhos meu amor sorte!!

    ResponderExcluir
  4. Renata,

    Take it easy para que seu sonho se realize!

    Eu vim para os EUA com um bom nível de inglês e ainda assim é difícil. Eu admiro muito vcs meninas que vieram para cá sem ter tido uma vivência com o idioma antes. Já tiro o chapéu pra vc daí! Mas com calma , fé em Deus e dedicação vc chega lá!

    Eu não tenho problema em falar inglês, mas o meu problema já parte mais pro nível social pq nem todo mundo é sociável aqui, então pra não ficar falando inglês só com o marido, eu estou aprendendo a tirar vantagem das situações que me forçam a falar inglês, mesmo que não seja com as melhores pessoas da face da terra.

    Bjos e força que esse monstro de 7 cabeças vai virar pulguinha, vc vai ver.

    ResponderExcluir
  5. Ola Renata cariño muita fé, forca,paciencia e persistencia, realmente o sueco noa e um dos mas lindos idiomas da terra, mas vamos aprender e vencer !!!
    Como vc disse e adorei nao estamos em nenhuma competicao de idioma nórdico, logo com fé em Deus e em nosso senhor Jesus Cristo essa nossas carinhas de desentendidos vai pro espaco, e vira uma cara de amadurecimento, conhecimento, cariño te desejo toda sorte do mundo besitos e tenha um abencoado dia besitos Sandrinha.

    ResponderExcluir
  6. No SFI tive sorte pois, vivo numa cidade pequena e nao tem muitos imigrantes, na sala so eu sou novata o resto a maioria de arabes ja tem de dois ou mais anos aqui,e noa chegam a dez alunos na sala, dai a prof pode me da mas atencao ja que os coleguinhas estao bem mas avancados,rsrsrsr... ela so fala o abencoado sueco rsrsrsrsr...!!!!
    Mas e muito paciente e atenciosa!!!
    Mas aqui onde vivo nao tem nehum brasileiro, ninguem da america latina nenhuma viva alma.
    os imigrantes sao maioria muculmanos, da china da taliandia.
    Bom dia linda besitos Sandrinha!!!

    ResponderExcluir
  7. Meninas super obrigada pela força!!

    Josy super legal q vc curte a língua, assim quando vc chegar aqui ja vai estar falando super bem com pouco tempo de escola.
    Michelle vc conheçe o meu dilema! viveu isso na pele rsrs, to ansiosa pra nos vermos domingo

    Wilquiiii força da peruca por ai vizinha ja até assisti o vídeo que vc estudava noruegues com teu love, o meu tbm me ensina bastante

    Sndrinha vc é uma linda carinõ, então na minha classe tbm tem 2 chineses e concordo qdo se tem menos alunos a atenção é maior, na minha classe do sfi minha professora fica quase doida, super sorte p vc aí tbm( ja te add no msn) bjks grande

    Gisley realmente somos corajosas viu!!Até queria ter vindo com um sueco mais afiado p cá + minha cidade não tem nenhuma escola de sueco acredita?? Bjksss e logo logo eu mato essa pulga rsrs

    ResponderExcluir
  8. Oi Renata, acabei de chegar aqui, vim através de um comentário seu no blog de Gisley. Somos quase vizinhas, moro na Noruega. Vou te adicionar.
    Já passei por essa fase de comecar a aprender o idioma, o norueguês, bem parecido com o sueco e que não me atraia nem um pouco, tive uma crise com o idioma, me dei ao luxo de ficar um bom tempo em casa sem fazer nada esperando entrar em paz com o idioma, mas o que me chateou mesmo na época não foi nem tanto o idioma que eu também não achava atraente e nem bonito, mas minha turma na escola. Depois voltei, e entre altos e baixos com turma e professoras eu fiz 1 anos e 8 meses, mas continuo estudando, meu norueguês tá longe de ser razoável. Desista não, arrume paciência e siga em frente, depois a gente acostuma e tudo soa até bonitinho.

    Beijo

    Luciana
    Blog Pensamentos Desatados

    http://lucianahaaland.blogspot.com/

    O comentário só entra como anônimo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Obrigada pela visita e volte sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...