oncontextmenu='return false'>

domingo, 30 de outubro de 2011

Cada Um Na Sua

Hoje foi a primeira vez que estive em um batizado aqui na Suécia, e confesso que fiquei surpresa em saber que eles batizam as crianças por aqui, não pelo fato de não ter igrejas, mas sim por elas estarem sempre vazias (quem visita é pra tirar foto) e a única que está sempre lotada é uma evangélica que tem perto do centro da cidade.
 A grande maioria dos suecos que eu conheço são ateus e os que dizem ter religião é somente na teoria então aqui você não vai escutar:

- Ai pelo amor de Deus , obrigada meu Deus , aiaia graças a Deus  ou se Deus quiser....

 A cerimônia do batizado foi linda, individual, é somente para uma determinada família e convidados, o tempo é quase o mesmo de um casamento, mesmo não sendo religiosos algumas famílias suecas ainda seguem a tradição do batizado, casamento e confirmação (ex de uma catequese) que não é obrigatório na igreja luterana. O luteranismo é a religião oficial da Suécia, mas não de todos os suecos.
  • 23% dos cidadãos suecos "acreditam em Deus".
  • 53% "acreditam que exista algum espírito ou força vital".
  • 23% "não acreditam em qualquer tipo de espírito, Deus ou força vital".
A única manifestação religiosa católica que tem por aqui é no dia 13 de dezembro dia de santa Lucia, tradição vinda da Itália que abre as portas para o natal, fora isso não se vê e nem se escuta quase nada sobre religião por essas bandas é cada um no seu cada um e todos se respeitam, mesmo porque o número de imigrantes é enorme, na minha escola, por exemplo, mais de 60% dos alunos são mulçumanos.
Se tratando de expatriados eu não sei o que é mais difícil...

 Morar em um país onde há maioria da população tem uma religião que você desacredita e não é a sua (Onde claro uma hora ou outra vão tentar te converter) ou viver em um país onde muitos nem se quer acreditam na existência de Jesus Cristo, Deus ou qualquer coisa considerada divina.

 Eu tenho esse ditado popular como filosofia...
 Time de futebol e religião não se discute, respeito os Ateus e todas as religiões, mas continuo tendo Deus no meu coração isso independente de religião e país, e CONFESSO que de vez em quando escutar um:
- Fique com Deus, Deus te abençoe e gritar um Graças a Deus me faz um bem danado.

9 comentários:

  1. As vezes Deus nos coloca em um lugar para plantarmos a sementinha da palavra dEle.. quem sabe vc não faz a diferença ai ;)

    Flor, estou concorrendo a um ensaio fotográfico para o meu casamento, vc poderia me ajudar com seu voto? é só escrever no comentário "Renata" no link a seguir

    http://casareiembrasilia.blogspot.com/2011/10/2-etapa-do-concurso-meu-amor-e-lindo.html

    É preciso seguir o blog publicamente para valer o voto!!

    OBRIGADA! Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Coisa mais linda o Santa Lucia no começo de Dezembro, né? Lá em Umea onde morei sempre tinha gente passando nas ruas, dando Pepparkaka... Eu adorava!

    Eu senti muita falta de igreja e coisas do tipo por la também...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo o que voce escreveu minha linda, principalmente o finalzinho, beijos e uma otima semana E QUE DEUS TE ABENCOE SEMPRE
    SANDRINHA!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi,se meu sueco nao acredita em Deus nao sei,mas
    falo tanto que estou orando,pedindo a Deus ,que ele ja esta fazendo o mesmo!!!
    Fique com Deus minha linda...

    ResponderExcluir
  5. Re, tem a receita la no meu blog! olha la

    beijao

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, querida amiga Renata.

    Não seja por isso:

    Que Deus a abençoe hoje e sempre.
    Fique com Deus.
    Que o Manto Sagrado a proteja.
    Que a luz Divina seja a sua guia.

    Desejo-lhe muito boa sorte.
    Que Jesus Cristo viabilize todos os seus projetos.

    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Engracado que primeira comunhao, batismo, casamento todo mundo "vira religioso".

    Aqui essas datas sao "comemorativa$$$$$$" pra uns 90%. Meu cunhado quando fez primeira comunhao ganhou uns 15000 dkk de presente. Imagina um menino de 13 anos com esse monte de dinheiro?

    Eu escrevi aqui um pouco sobre isso:
    http://www.ludimila.info/2011/07/bla-mandag.html


    Eh, eu ja fui muito mais apegada a frequantar igreja, infelizmente aqui em aarhus nao tem uma que eu goste (eu sou da igreja presbiteriana no brasil). Eu falo com 120% de certeza de que uma grande parte da pessoa que eu sou vem da minha formacao religiosa.

    Beijo pro ce Renata!!!

    ResponderExcluir
  8. Ah meu bem, concordo com vc. Nada como um vá com Deus, fique com Deus ou que Deus te abençoe. tenha um lindo fim de semana e fique com deus. Carinhos

    ResponderExcluir
  9. Aqui nos EUA tem muitas igrejas e muito Deus poréma a palavra é muito aguada...Para um país que foi o berço do Cristianismo na América do Norte, os EUA tem deixado a desejar e muito.Eles usam o nome de Deus e de Jesus como palavrão às vezes.Eu detesto isso, chegou à esse ponto.

    Bjos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Obrigada pela visita e volte sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...