oncontextmenu='return false'>

sábado, 7 de janeiro de 2012

Que Saco !!

Desde maio de 2011 o tribunal de justiça de São Paulo proibiu o uso das sacolas nos super mercados, as sacolinhas deveriam ser banidas a partir de 1º de janeiro de 2012, tempo dado para os estabelecimentos comerciais adaptarem seus procedimentos de embalagem, logo em seguida a lei foi suspensa por um desembargador e em seguida (confuso o negocio) a Prefeitura de São Paulo recorreu a decisão no Tribunal de Justiça de São Paulo, que só agora considerou improcedente as alegações e decidiu manter a liminar dada ao sindicato.
Mas parece que agora o negocio é pra valer e a partir do dia 25 de janeiro será proibido à distribuição das sacolas plásticas nos supermercados brasileiros, a grande maioria das pessoas é contra cerca de 67%%%%. Hoje quando  assistia o jornal e vi que o numero de rejeição era tão grande  fiquei abismada, até parece que algumas pessoas esqueceram que sobrevivemos durante anos sem as sacolas plásticas, cada um levava a sua sacola ou carrinho de feira todo mundo vivia assim e ninguém reclamava.  
O motivo da rejeição a nova lei é como eles irão transportar as compras e também o preço das sacolas biodegradáveis que serão vendidas por cerca de R$ 0.9, pelo pouco que vi ninguém está preocupado se os sacos são arrastados até lagos,  rios, mares, bueiros e tribulações de esgotos e nem com os coitadinhos dos animais que morrem por se alimentar disso.

Opinião de um dos entrevistados:
Esta lei serve para fazer o consumidor arcar com as responsabilidades de toda a sociedade. Sou contra lei que proíbe sacolinha plástica, enquanto outros setores não forem regulamentados também. De que adianta eu não poder usar sacola pra carregar as compras se no próprio supermercado cada vez + só se encontram produtos em embalagens de plástico? Requeijão, refrigerante, goiabada, maionese, leite de coco, entre outros; tudo que costumava ser de vidro ou alumínio agora é de plástico. Pura hipocrisia!

Lá na Suécia ou Narnia (by Luana) em supermercados mais populares como Coop, Ica, Willys, as sacolas biodegradáveis custam em torno de 1,50 Kr (R$ 0.40) e segundo namoridon quando iniciou essa lei no país há alguns anos atrás varias pessoas também foram contra, mas hoje em dia isso já se tornou um comum entre eles.
Foi assim com o uso obrigatório do capacete e cinto de segurança lembram? Mas a lei só funcionou por força (do bolso) e não por conscientização.
Eu juro que adoraria estar aqui no dia 25 de janeiro só pra ter a oportunidade de ir ao supermercado mais próximo e ver como isso vai funcionar e dar um belo esculacho em quem estiver reclamando, desde agora já estou com pena das pessoas que trabalham no caixa desses supermercados que terão que pagar o pato.


21 comentários:

  1. É Renata, é muita falta de consciência viu! Tem que começar a cobrar sim, mas os entrevistados tmb tem razão viu, é necessário pensar nessa solução tmb. Lá na Inglaterra, há muito tempo atrás, eles já usavam a sacola "ecológica" que se degrada em curto tempo tempo... eu trouxe umas sacolinhas bem legais pra casa e quando fui ver depois de uns ano, elas estavam se desmachando rsrs. Talvez hoje eles até cobrem pela sacola não sei, mas seria uma solução pras embalagens de produtos, sei lá. Consciência é tudo e ela infelizmente só é despertada na maioria das vezes qdo mexem nos bolsos rsrs Bjos

    ResponderExcluir
  2. Vamos ver como vão ser as sacolas bio, porque se forem minusculas (lá por Natal as de plástico são minusculas e o plástico bem fraquinho, muitas vezes é preciso duas sacolas pra não estourar com as compras), então, se forem minusculas complica a economia do brasileiro pobre,pois elas custam caro, mas aí tem as alternativas, levam pro supermercado a bolsa de compras. Mas ainda acho que sacola plástica é o menor problema e acredito que as pessoas terão que comprar sacos plásticos pro lixo, pois são as sacolas de supermercado que fazem esse papel em muitas residëncias.

    Eu separo o plástico, vidro, metal, papel, ... aqui só recolhem em casa o lixo orgânico e o papel, os plásticos/metal/vidro são recolhidos em postos de coleta, mas enfim, somos só dois em casa, mas o que eu junto de plástico toda semana não é brincadeira, de todas as embalagens, e as sacolas de supermercado são de menos.

    Eu acho que deveriam comecar a tentar educar melhor o povo, porque outro dia li sobre um final de semana em uma praia onde os garis estavam sem trabalhar em 100% e na sequência foram recolhidas toneladas de lixo, TONELADAS, que o povo jogou ali mesmo na areia.

    Ops, me empolguei, escrevi demais.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. as vezes o novo nao é bem vindo, mas espero que funcione como funciona aqui e é bem aprovado :)

    ResponderExcluir
  4. Re, e dificil do povo se acostumar! E cultural! Mas tem que respeitar! Espero que dessa vez saia isso mesmo e o povo comece a se conscientizar! bjsss

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com o coment da Luciana. Infelizmente tempos um povo mal acostumado e muito mal orientado para uma série de coisas. E pior, as pessoas não tem consciência e muitas não querem nem saber do que se trata. Como ela mesmo disse, as próprias pessoas que frenquentam a praia deixam o lixo pra trás e depois reclamam das praias sujas! É preciso parar de olhar pro próprio umbigo e pensar a longo prazo! Eu tb gostaria de saber o que vai acontecer nos supermercado quando as sacolinhas forem definitivamente proibidas hahaha

    ResponderExcluir
  6. Se comecar pela concietizacao, ja resovia grande parte do pro né?
    algumas pessoas fazem algumas coisas por moda, mas em suas casa agem totalmente diferente.
    Aqui eu nao uso sacolas pra nada, trouxe do Brasil minhas sacolas de pano, vou no mercado la levo elas, uam vez ou outra o maridao traz um sacola gladestina pra dentro de casa, se eu dou algo pra alguém ja dou a bendita sacola tb. rss
    bjs minha linda, saudades de tu tatu...bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu sou a favor da lei. NO começo aqui eu achava estranho, mas depois que eu acostumei vou ao mercado com a minha própria sacola e nunca esqueço, funciona bem. Mas mesmo aqui eu questiono o fato de tanta embalagem desnecessária, eu presto atençao quanto lixo nós produzimos com embalagens desnecessárias... enfim tem que pegar firme, um dia o povo se acostuma.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda fico abismada com a ignorancia de muitos brasileiros ... Tudo é motivo de ser grosso com os funcionários.
    Deveria ser feito uma campanha de conscientizacão no Brasil, pra que as pessoas entendam o porquê da mudanca! ...
    Eu também queria muitos estar lá pra ver como que vai ser o barraco!! hehehehe ....

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  9. Tava sumida, hein? Tô aqui p/te desejar um ótimo início de semana e também te convido p/ver o post de hoje,09/01, é muito importante, pois estou participando de uma campanha e te convido a participar se quiseres! Bjão!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Renata! Um clique aqui e outro ali conheci o seu blog :-).
    Então, eu também concordo com a lei! Todo mundo só pensa na própria comodidade e não nos prejuízos que as sacolinhas plásticas trarão a longo prazo. Aqui também funciona super bem e eu acho até bom ter uma ou duas sacolas para supermercado do que trazer sempre aquele monte de plástico pra casa. Bom também ficar um pouco por dentro das notícias de SP :-).
    Desde já também me solidarizo com os caixas dos supermercados que vão ter que ouvir as reclamações do povo até...aff

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rê vamos começar por nós ai os demais vão no embalo e qdo ver está todo mundo dizendo não as sacolas de plasticos.
    Quanto ao calendário faz sim e depois posta aqui para a gente ver... quem sabe eu já não me programo para fazer o de 2013 com base no seu rsrsrsr

    Uma semana linda para vc.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Renata,

    Adorei o post. Tbm venho acompanhando essa mudança das sacolinhas e a falta de vontade de alguns brasileiros. Antigamente todos levavam suas sacolas e seus carrinhos de feira. Qual o problema de fazer isso novamente? Vi uma reportagem que uma mulher dizia q não conseguiria levar as compras em caixa de papelão dentro do ônibus...ora bolas, compra uma sacola!! do mesmo modo q vc leva em sacolinhas do mercado vc leva em sacolas de pano e outros tecidos. Fora q vc pode cutomizar sua sacola!!! Depois q peguei o costume aqui na Suécia, sempre carrego uma sacola dobravel na bolsa!!
    Povo preguiçoso e mal acostumado!! Fora q fico boba com algumas propagandas que precisam ensinar cidadania...coisas simples que deveriam vir de casa. Enfim, o Brasil é novo e acho q ainda toma jeito!!

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro sacolas de tecido, pano, desses retornáveis. sempre usei. quando não tinah por aqui, levava mochila pro supermercado!!! agora to adorando termos isso por aqui também!!!

    ah, obrigada por passar no meu blog :)

    ResponderExcluir
  14. Renata, adorei a questão do post, muito legal alertar sobre essa falta de consciência do perigo que corremos, não é brincadeira o estrago na natureza que o plástico faz, parabéns pelo alerta que o post dá. bjinhos.

    ResponderExcluir
  15. Gostei do título do post, foi bem catchy :)
    Vai ser difícil no começo mas eles vão acabar cedendo e se a gente for esperar que os outros façam o que é certo para só depois a gente fazer o nosso dever de cidadão, a coisa vira pizza!

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Olá! Gostei muito de seu blog e estou seguindo-o!
    Convido-o para ver meu blog que é sobre jogos em PowerPoint.

    Nele explica como fazer um jogo em PowerPoint, pagina "Como fazer jogos" e depois de fazer seu jogo, você pode publicar lá! Basta ir à página "Postar aqui um jogo".
    Para anunciar seu jogo antes de fazê-lo, vá à pagina "Jogos em Processo" Aqui está o blog:

    http://jogosempowerpoint.blogspot.com/

    Se quiser começar fazendo seus jogos para publicar lá, siga o blog! Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Olá Renta,

    Achei o seu blog aqui...
    Quando eu vim do Brasil, estava acostumada a usar as sacolinhas que o supermercado dá. Aqui na Alemanha, nas primeiras vezes, eu sempre esquecia de levar uma sacola comigo e achava ruim ter que pagar pela sacola do mercado...
    Alguns maus hábitos que agente carrega demoram para se desfazer. Depois de um tempo, agente se educa. rsrs
    Hoje, tenho uma sacola cor-de-rosa com rodinhas que é minha companheira de compras!
    Tudo de bom aí na Suécia!
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Excelente fim de domingo e ótimo início de semana! Bjo! Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu ja vivo sem sacolinhas ha tanto tempo que me acostumei, foi em Narnia e agora em Narnia do Sul (Belgica). Eu acho um absurdo as pessoas nao conseguirem pensar no bem maior que estao fazendo. Se vira galera!

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, querida amiga Renata.

    De início, eu também fiquei preocupada, como se fosse impossível viver sem elas. A concientização está me fazendo acostumar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente não deu em nada. Aqui em São Paulo as sacolas são distribuídas normalmente e vi muitas mulheres (e homens tb) reclamando.
    Os meus conterrâneos são engraçados: só aceitam usar sacola ecológica ou andar de transporte público, se for na Europa.
    Aqui eles querem andar de carro e sacola à vontade.

    Vai entender...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Obrigada pela visita e volte sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...