oncontextmenu='return false'>

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Televisão Sueca



A televisão sueca tem 4 canais que são do governo, sem comerciais e com uma programação boa mas na minha opinião um pouco repetitiva , eles são transmitidos automaticamente em qualquer residência ligou a TV eles estão lá.
Na Suécia só pelo fato de ter uma TV ou radio em casa a pessoa já paga por isso, independente se você quer ou não os canais do governo a pessoa paga somente pelo fato de se ter um aparelho de TV em casa, não tem como cancelar dizendo que não quer.
O que eles alegam é que esses canais estatais não têm comerciais e não geram renda e é claro que alguém tem que pagar por isso, não sei como funciona em outros países da Europa mas não concordo com a ideia já que as taxas de imposto por aqui são bem altas normalmente 32% do salário e ainda por cima pagar pela TV já acho muito.
O preço é cerca de R$ 530,00 por ano ou R$ 148,00 por 3 meses, agora calculem isso pagando uma vida inteira!!
A maioria das pessoas além de pagar pela TV do governo também optam por compra os canais digitais, as empresas que lideram por aqui são Telia, Comhem, Canal Digital, Boxer, Bredbandsbolaget e Telonor essas são as que me lembro, acho que para um país de quase 10 milhões de habitantes tem bastante opções de escolha e sem contar com opção da antena parabólica a queridinha de muitos imigrantes.
Algumas pessoas até conseguem fugir por um período e não pagar mas o governo tenta controlar ligando e perguntando se a pessoa tem televisão em casa, imaginem o camarada ta lá de cueca sentado no sofá todo distraído atende o telefone e nem se lembra que está sem pagar tv e acaba confessando que sim, fato que aconteceu com meu amigo português.
Eu não tenho muita paciência pra TV, mas tem alguns programas que acho interessantes, os noticiários são levinhos e não sai sangue da televisão, eles dão a noticia e pronto, não ficam martelando na mesma coisa como no Brasil, existem  alguns artistas famosos na TV sueca mas a população nem dá muita bola ninguém fica preocupado em saber quem está namorando com quem.
Quase que regularmente eles mostram algumas reportagens sobre o Brasil falando sobre a Amazônia,torcidas de futebol ou sobre as favelas do Rio de Janeiro, no ultimo dia 1 maio eles mostraram um documentário lindo sobre o querido Ayrton Senna .
Novelas graças a deus não tem de vez em quando eles fazem algumas series que são semanais, bundas saltitantes no créééuuuu velocidade 5 também não tem, mas depois das 22.30 pode ter certeza que é fácil achar um programinha bem caliente (não na TV estatal) Big Brother desse não tem como fugir e o daqui é sem censura e quanto aos programas de humor são até divertidos mas eu não morro de rir pois pra mim humor é uma coisa totalmente cultural, piada traduzida perde a graça.

E vocês? Quais são seus programas prediletos? E pra quem mora fora do Brasil, como é a TV  aonde vcs moram?

30 comentários:

  1. oi RÊ!
    bom ainda nao comprei TV...mas pelo que ando sondando é bem parecida com esquema a Suécia!!!
    beijosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Ana engenheira já respondeu aqui embaixo que aí na alemanha é igualzinho, que pena né,bjkss

      Excluir
  2. Boa noite, querida amiga Renata.

    Que preço alto, para assistir TV...
    Não há perfeição mesmo!!
    Esse percentual dos impostos é tanto, que parece que a pessoa é sócia da UNIÃO.
    Haja salário!!

    Desejo-lhe muita saúde, paz, e progresso.

    Deus a abençoe.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs Amapola concordo plenamente contigo acho o preço altissimoooo,ajjja salário!

      Excluir
  3. AH...
    EU GOSTO MUITO DE PROGRAMAS DE ENTREVISTAS.

    ResponderExcluir
  4. O único programa que eu paro para assistir por aqui é o Let's dance e New Girl :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm gosto do lets dance josy, eu to torcendo pra Camila:)

      Excluir
  5. Menina, nos nao tinhamos TV na Suecia e nao temos aqui na Belgica, o que a gente quer ver - filmes e series - baixamos e eh isso

    Alias, nem no Brasil tinhamos TV... A gente nao tem nenhuma paciencia pra isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm não tenho mta paciencia Luana mas não sei se conseguiria viver sem tv não, gosto de ter nem que seja pra falar mal kkkk

      Excluir
  6. Aqui nós temos 3 canais públicos, e são devidamente patrocinados pelos impostos arrecadados. Eu os acho bem interessantes com filmes cabeça, documentários super bem feitos, o jornal e algumas séries. Os demais tem muito lixo e comercial...vez ou outra, vemos algo interessante nos outros. Há uns programas de entretenimento que a gente assiste quando quer passar o tempo. Na Holanda tem uma novela que nunca acaba chamada "Goede Tijden en Slechte Tijden" (Bons tempos e Maus tempos) hahaha eu já tentei seguir, mas não rola...a gente que cresceu vendo novela brasileira (tá, eu sei que é pouco cultural hahah) não consegue engolir, até a mexicana é melhor hahah Eu não gosto do esquema. Às vezes vc quer seguir algo, de repente eles mudam o dia ou terminam sem vc saber...eu me perco totalmente. hahaha Ah e tem os canais regionais com a programação local...mas pra mim, não rola rs...Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana dizem que nos Eua tbm tem algumas novelas assim que não acabam nunca, acho que tbm me perderia com uma novela tão longa.

      Excluir
  7. Wow que coisa se tem tv ja tem que pagar. Aqui nao tem tv aberta mas sim canais pagos, e voce escolhe o pacote que melhor cabe no seu bolso, meus programas favoritos aqui e The big bang theory and Two and half men, eu adoro!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm adoro Two and half men, mas gostava o antigo esse novo ta meio sem graça,bjks

      Excluir
  8. OIii

    ai aqui também tem que pagar apenas por ter teve ou radio.. eu nao me conformava no comeco...
    vc ja assistiu a série "as brasileiras" tem no youtube episódios completos em HD. É muito engracado!

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica Anna, depois vou lá conferir:)

      Excluir
  9. aqui nao paga nada disso nao é como no Brasil vc só paga TV acabo, eu tenho a Globo pra matar a saudade de casa :)... brigada pela visitinha no blog... bjs e feliz domingo pra vc !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm sou louca pra ter a globo aqui em casa, mas ta tão carinha, por enquanto vai ficar só nos projetos.

      Excluir
  10. Oi Renata! Aqui também pagamos o imposto da TV e é mais ou menos o valor que se paga por ai, cerca de 500 francos por ano. Temos um canal estatal, que eu, particularmente gosto da programação, pois há muitos documentários interessantes, programas sobre viagens e etc. Temos muitos canais da Alemanha e Austria incluidos na grade de canais (grátis), mas assinamos outros também. Eu não sou muito de TV, mas gosto muito de um canal chamado Arte. Mas o marido... ah, ele domina o controle remoto..rs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tbm domina o controle Sandra, é uma luta rsrs

      Excluir
  11. Oi minha Tatulina do coracao, menina olha eu semmmpre pensei em escrever sobre a tv, mas sabe que nunca priorizei, seu post veio a calhar, fiquei na curiosidade agora se por aqui tb se paga por ter um tv em casa, nao sei, confesso!
    Temos mais de 25 canais(mas aberto parece que sao só dois, nem sei) quando eu cheguei meu marido disse queria mais canais por que assim eu ouvia mais norueguês, e olha foi uma mao na roda, eu vejo sempre que posso, principalmente desenhos infantis acho a linguagem mais fácil entendo melhor, no Brasil eu era presa a 7 chaves em novelas, menina nao perdia um capitulo, aqui isso mudou por que no começo eu via uma que tem aqui mas nao entendia patavina de nada, e me cansava até dor de cabeça eu tinha rss juro!! Ai fui pra net ver as do Brasil, o que tb me cansou depois de um certo tempo, (a novela que eu curtia, terminou e eu nao comecei ver a nova). Eu curto ver tv, quando eu morava no Brasil era a primeira coisa que ligava quando entrava em casa, queria ouvir o barulho, nem sentava na frente mas deixava ligada enquanto eu rodava a casa arrumando as coisas, rss a tv era meio que uma companhia, estranho né? rss
    Aqui eu ainda curto, mas é como vc disse, num frequência bem menor, gosto dos canais de musicas, documentários, séries, e claro o desenhos animados, vejo tb os noticiários, tem muito canal em inglês, mais eu saio pulando procurando algo em norueguês a tv agora nao é mais uma companhia, mas é meio que uma professora!
    Bjs minha taltulina, na franjinha pixaim que nem a do Tuno, rsss ri demais vc dizer isso, o Tuno mesmo com cabelo pichete é lindao num é nao? Vc entao milhares de vezes mais linda, meu cabelo tb é pichaim, mas eu tasco escova nele, kkkkk quando eu lavo e nao escovo o povo fica perguntando, com que maquina fiz os cachos, dizendo que ta lindo, kkkkk e eu doida por uma cabeleira lisa, vai entender! bjs minha linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilqui eu do risada contigo amiga, concordo em numero,genero e grau que a tv espanta ua solidão e ajuda pra caramba no aprendizado do idioma e programa com linguagem infantil é um caminho excelente pra aprender.Essas gringas piram com nosso cabelo revoltado né?Eu até gosto mas dá mto trabalho,bjkss

      Excluir
  12. Reeeeeeeee, aqui tem muitos programas culturais e vaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarias novelas hahaha! Diferente do Brasil nao é uma novela para cada horario de segunda a sabado! Elas sao semanais... Na segunda é uma, na terça é outra e assim por diante... No Domingo rola um reprise de uma delas... Eu gosto somente de assim as terças-feiras que embora eu nao consiga entender exatamente o que eles dizem, caras e bocas me fazem chorar de rir... Muuuito bom mesmo! De fato na Turquia, por incrivel que pareça, eles sabem fazer comedia! hahahaha

    PS: Concordo com vc sobre as taxas! Dureza eım amiga!

    Beeeeijokas

    ResponderExcluir
  13. Aqui na Holanda acho que existem canais do governo também, não sei bem como funciona, eu acabo nao assistindo tanta TV, temos Tv a cabo e eu gosto da programação da Tv holandesa, acho muito mais interessante do que no Brasil, eu tenho um gosto um pouco duvidoso também ahhahaha mas olha pagar isso tudo só por ter tv em casa acho absurdo.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Renata, imposto por cima de imposto... Mas pelo menos a qualidade de vida é melhor e a gente se sente mais segura q no Brasil, né?
    EM Fortaleza a gente paga IPTU (q é o imposto de manutenção da rua) e as ruas são todas sujas e esburacadas. T R I S T E.

    Sobre TV... Menina AMO American Idol e The big bang theory.
    Esses são os únicos programas de TV que assisto.

    :)

    Beijo!
    xoxo

    ResponderExcluir
  15. Rê, não tenho "tv" em casa, compramos o aparelho uma vez, mas moro no meio do nada e passava mais raiva com a conexão do que com tudo, daí cancelamos... tudo que eu quero assistir é online, mas os canais estatais aqui da Noruega são gratuítos online, eu posso assistir qualquer NRK a hora que eu quiser e quanto tempo quiser! ... Mas minha tv só funciona conectada no pc! hehe ...
    Um absurto eles quererem cobrar pelos canais, não é menina?! ...

    Beijão gata!

    ResponderExcluir
  16. olá, renata obrigada pela visita...vou fuxicar seu blog um pouquinho, rs.

    ResponderExcluir
  17. Oi Renata, por aqui também se paga o imposto da TV, mas não sei quanto é porque faz anos que eu não pago. Eu nunca fui muito de TV, mas meu marido era bem viciado, a ponto de deixar de fazer esportes para ficar em casa vendo TV. Até que em 99 ele tomou a decisão radical de viver sem TV. Achei ótimo e dei o maior apoio. Estamos desde então sem TV. Quando acontece alguma coisa muito diferente (abertura das olimpíadas, final de copa do mundo), vamos assistir na casa de algum amigo. Então não faço a menor idéia da programação normal, já que eu nunca assisto mesmo. Bjo.

    ResponderExcluir
  18. Por aqui, a menos que vc tenha tv por asinatura ou Netflix, vc apenas terá a TV chuvisco, hahahaha! Sem brincadeira.Os canais locais estão no pacote com a TV por assinatura.

    Eu não assisto Tv e nem marido.Prefiro passar 2-3hs no blog, rs :)! E tb já vi a programação americana na casa de outras pessoas.Pra mim não vale a pena, rs:)!

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Nossa renata, é asssim a tv daí, puxa...bom saber né...bom, como moro no Brasil, você já imagina o que tenho que suportar né hehehe. Mais graças a Deus, não dependo mais da tv aberta, cerca de 2 meses contratei a tv a cabo, agora me sinto bem melhor. Posso ver meus programas de documentários, filmes que amo, e as séries que acho bem bacana, é outra vida. Pelo menos não fico mais preso ao faustão e fantastico no domingo hehehe.

    ResponderExcluir
  20. Oi linda, vim te dar uma beijoca. Não sei se meu comentário vai ficar como anônimo, mas sou a Glória, Fadinha. Saudades.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Obrigada pela visita e volte sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...