oncontextmenu='return false'>

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dia Nacional Da Suécia e a Formatura Dos Estudantes Suecos



Dia 6 de junho ,ontem, foi o dia nacional da Suécia, que até então era um dia comum sem muita comemoração e só passou a ser feriado em 2005, essa data foi e é  importante para o país, anos atrás nessa mesma data foi a coroação de Gustav Vasa em 1523 e em 6 /junho/1809 foi lançada a nova constituição da Suécia.
Cada município organiza seus eventos de diferentes formas, aqui em Uppsala eles montaram um palco num parque da cidade que contou com apresentação de dança típica sueca e musica folk tradicional sueca.
Devido a chuva que não deu uma trégua a presença do publico não foi tão grande assim mas muitos resistiram e estavam lá prestigiando tudo com seus guarda chuva na mão, quando eu vi que o pé d’água ia começar já levantei acampamento e fui embora, pois o meu cabelo, ahhh o meu cabelo....

Nessa mesma semana foi a formatura dos estudantes que terminaram o terceiro ano do segundo grau, aqui a formatura é um pouco mais inusitada, em um estilo que me lembrou o réveillon no Brasil, as meninas se vestem de branco e bem peruas, os rapazes terno e gravata e ambos usam um chapéu de marinheiro, eles saem desfilando pela cidade em carros e caminhões levando com eles fotos de quando eram criança, isso regado a muita champanhe, eu particularmente adorei a espontaneidade e a ideia da foto que compara o passado e o presente.
A forma que eles comemoram é simples, nada de festas com vestidos longos bufantes, porem mesmo com essa simplicidade isso tudo não sai barato, uma pesquisa do banco Nordea mostrou que um aluno gasta em torno de Kr 6.000 nessa comemoração, incluindo aluguel do carro que eles desfilam roupas, e as festas que fazem na casa de amigos dando continuidade a celebração.
Quando eu terminei o meu segundo grau não quis fazer formatura, pois achava as festas da minha época uma chatice, mas se morasse aqui com certeza me renderia ao vestido branco à taça de champanhe e cairia na bagunça.

                                                                  Imagem fonte

                                                                  Imagen fonte


7 comentários:

  1. Que bacana Renata, obrigada por compartilhar, amei o post, bjinhos, amiga.

    ResponderExcluir
  2. Tatulina esses nossos cabelichos nos fazem correr de qualquer agua, até pra beber agua eu ja penso na cabeleira do zeze, vai que derramo e agua pula na minha cuca e caheia tudo que eu passei decadas puxando..(exagero meu).rsrsrs
    Mas Braseeeeeeel ai vou eu, e cachos nao me pertencerao mais rsrs.
    Eu achei que tinha era gente vice, ô povo duro é neve, chuva, num duvido nada que se chove canivete ninguem corre, e abrem seu guardas.chuvas de ferro,rss por aqui é a mesma coisa, é com chuva e tudo nada muda a programacao kkkkk um vez meu cunhado queria fazer foto com todo mundo junto e disse vamos la fora fazer a foto, menina quando eu abri a porta que vi a chuva, eu disse ok eu tiro a foto vao lá, (eu que num ia) fiquei na varanda e eles la no meio do chuvisco rindo pra foto, rsrsrs.
    Legal essa comemoracao dos estudantes, eu tb nao tive festa...pobrinha de marré queria mais era trabalhar rsrsrs...
    Aqui tb tem umas tradicoes de uma macacoes coloridos carros de som festa e mais festa, mas bem tipico deles mesmo, sem aquele festao de gala que vemos no br. enfim tatulina vou terminar aqui se nao faco o post no se post rsss
    Um cheirao bemmmm grandao no zoiao de tatu. bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga!
    Amei conhecer um pouquinho dessa linda cultura.
    Narrastes de forma muito bonita e contagiante
    a formatura desses estudantes. Muito legal!
    Abraços! Tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei fascinada com a formatura ai, e tao diferente daqui, cada pais tem um jeito mais interessante que o outro de comemorar suas datas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Rê....fala nada de cabelo que me desespero!!! trouxe só uma caixinha de hairlife (comprei 6!!!) cadê que couberam na mala!!!!Tá difícil....aguentar! Mas acho que vou fazer o seguinte: só vou usar na franja e prendo o resto do cabelo....hehehehe....adorei as fotos da formatura. Também não tive festa de formatura, mas fui a missa e a festa, digo...fui como convidada...e nao como uma das formandas, pq? é uma longa estória!
    bom...mas gostei do jeito que comemoram ai....um dos vários motivos de nao comemorar foi que eu teria que me vestir toda chiquetosa....eu gosto de simplicidade....bjaoooooo

    ResponderExcluir
  6. RÊ!
    diferente não??? eu achei... mais interessante saber como cada povo comemora suas datas!!!
    aprendi um pouquinho mais hoje..
    beijossss

    ResponderExcluir
  7. Como pode né?! ... Dois países que tem tanto em comum e ao mesmo tempo tanta coisa diferente!! ;)
    Mas gostei de saber um pouco mais sobre a Suécia! :)

    Ah, dia de chuva é uó ... eu tb não gosto e meu cabelo não é a prova d'agua!! :x hehe ..

    Que bonitinhos os formandos...eles chamam os formandos de alguma palavra em especial? aqui eles chamam de "Russ"

    Beijão gata!! ;*

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Obrigada pela visita e volte sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...