oncontextmenu='return false'>

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

E quase um mês depois...



Eu tenho tantas coisas pra escrever que não cabe num post só mas vou fazer um resumo pois estou morrendo de saudades de comentar nos blog que sigo e escrever também, mas esse tempo foi necessário pra minha recuperação física e emocional.
Tem momentos que estou super confiante e tem horas que já me vejo num caixão é impressionante a montanha russa de emoções mas fazendo um resumo geral da situação estou bem positiva, muito melhor do que eu pensei que estaria.
Dentro da minha rotina agitadíssima de consultas médicas estou levando a minha rotina como antes, vou a escola, saio com o loves e faço tudo em casa, claro que os estudos não estão aquela coisa porque está difícil eu conseguir me concentrar em algo mas mesmo assim vou a escola todos os dias e isso tem me ajudado muito a me distrair, mesmo absorvendo só 10% da aula.
Segui o repouso que o médico pediu mas que não foi muito limitado, não podia e não posso levantar peso mas também não podia ficar com o braço parado muito tempo, eu podia me movimentar respeitando o meu corpo e progredindo devagarzinho, era assim: Doeu parou.
O resultado da patologia foi que o câncer era um carcinoma ductal invasivo grau 2 medindo 2.2 cm com retirada do linfonodo sentinela + 12 linfas sendo que 2 já estavam com metástase, resumindo, o câncer subiu pra axila e atingiu 2 dos vários linfonodos que nós temos, os médicos conseguiram retirar tudo com a cirurgia, o tratamento será aquele mesmo que escrevi no ultimo post.
Fiz um exame de sangue que o resultado foi excelente, não acusou mais nenhuma célula cancerígena no meu corpo, mas a quimio e radio serão feitas mesmo assim, e querem saber eu até prefiro, quero logo fazer essa faxina no meu organismo pra nunca mais passar por isso de novo pois nem a pior mulher do mundo merece isso o negocio é pesadinho viu.
O restante da mama que ficou não doeu nada mas o braço!! Ai o braço, essa cirurgia que fazem no suvaco da gente pra tirar os linfonodos acaba com a mobilidade do braço, meu braço ficou duro, a parte de trás do ombro dormente, só consigo levantar o braço até a altura do ombro e parece que tem um elástico prendendo ele, faço fisioterapia todos os dias em casa, o médico disse que os movimentos voltam com o tempo e depois de saber disso já determinei que o meu braço vai voltar ao normal simmmmm.
O carcinoma ductal invasivo é um câncer comum na minha idade e não é considerado um dos piores, depois da quimio e da rádio entrarei na menopausa minha gente, terei que tomar um remédio por cinco anos para interromper a menstruação e controlar os meus hormônios, pois já que esse CA se alimenta de hormônios o segredo está em interromper isso, então essa é a razão em tomar essa medicação.
Ainda não comecei as minhas químios pois tenho que fazer o congelamento dos óvulos antes e o hospital que cuida disso estava de férias, alias todos estavam de férias aqui até alguns dias atrás, finalmente conseguimos uma consulta na clinica de reprodução humana amanhã.
Eu ainda não tinha tido tempo pra pensar em gravidez e quantos filhos eu teria porem com a possibilidade que a quimioterapia tem de deixar a pessoa estéril resolvi que quero sim congelar os óvulos, o meu médico disse que muitas pacientes engravidam naturalmente após a quimio e até durante mas mesmo assim vamos nos precaver.
Essa história de entrar na menopausa por cinco anos e ter que decidir AGORA se quero ter filhos ou não mexeram demais comigo, senti como se tivessem me roubando o poder de decisão que só o tempo traz pra uma mulher, mas ao mesmo tempo agradeço muito a Deus por ainda ter uma esperança de uma gravidez futura.
Tenho certeza que tudo isso está acontecendo na minha vida pra melhor porque desde a descoberta eu tenho visto o mundo com outros olhos, a sensação de imortalidade que eu tinha e acho que todo ser humano considerado “saudável” tem foi embora, então quero fazer tudo AGORA e não deixar nada pra amanhã.
Os meus médicos disseram que eu tenho que levar a minha vida e minha rotina da forma mais normal possível, desde a cirurgia até o final do tratamento, isso me motivou muito e não me deixou ficar um dia na cama de pijama pensando besteira, claro que seria totalmente normal se isso tivesse acontecido mas felizmente até agora segurei a barra e não estamos deixando essa porcaria de câncer dominar a nossa vida.
Fui até liberada pra tomar um vinhozinho, olha só que maravilha!!Adoro!!
Eles dizem que essa doença não é mais uma centença de morte, os resultados dos tratamentos estão se mostrando excelentes, tanto aqui na Suécia quanto no Brasil as pessoas vivem anos depois do tratamento e toda vez que ouço o médico falar isso juro que me dá vontade de dar um beijo na boca dele de tão feliz que eu fico:)
Os meus relacionamentos incluindo o loves, amigos e família só se tornaram melhor, estou sendo mimada demais, recebo carinho dos meus amigos que estão longe, minhas amigas virtuais do blog, família, enfim eu estou mais aberta, sensível e virando uma manteiga derretida, coisa que nunca fui na vida somente nos dias de TPM.
Se estou conseguindo digerir esse problema? Digamos que sim, claro que ainda estou um pouco assustada, o sentimento de ter sido atropelada por um caminhão ainda continua mas estou sendo muito mais forte do que imaginava, é impressionante como mesmo sem aceitar uma situação nós nos adaptamos a ela, quando a batata quente cai na nossa mão meu bem não adianta a gente tem que segurar, é o que eu estou fazendo.
Nunca pensei em estar numa situação dessas, alias acho que ninguém pensa o câncer pra mim era coisa que só acontecia com o vizinho, eu não me lembro da ultima vez que peguei uma gripe eu achava que tinha uma saúde de ferro e confesso que muitas vezes ainda penso que isso é mentira rsrs, quando acordo de manhã e lembro do que está acontecendo dá um medo igualzinho do dia que recebi a notícia, mas ando dormindo bem e as insonias acabaram graças a Deus.
Finalmente minha mãe chega dia 11 agora, estamos numa correria danada preparando tudo pra chegada dela e será bom demais estar com ela nesse momento tão difícil, quero aproveitar bastante para sairmos até a data da minha primeira quimioterapia que está prevista pra o dia 21 desse mês.
Enquanto isso eu vou vivendo um dia de cada vez, vou tentar escrever no blog com mais frequência pois isso me faz muito bem, tem alguns emails que ainda não respondi mas prometo deixar vcs atualizadas dessa fase da minha vida que se Deus quiser em breve será parte do meu passado.

Aqui vai um vídeo do projeto mulheres de peito, já chorei muitas vezes assistindo!


35 comentários:

  1. Eu ja ia dormir,mas fui ver minhas atualizacoes, la esta su blog no topo dizendo que tinha um post novo, Ô MEU AMOR...como eu estou orgulhosa de vc, chorei aqui da primeir alinha ao video, como vc é guerreira Tatulina, como um tatu mesmo, me veio amente quando eu era crianca meu pai sempre saia pra cacar eu pedia pra ir ele nunc ame levava, dizia que cacar era coisa pra homem, um dia eu ouvi um cachorro lati muito perto de casa, fui sozinha olha o que era, e lá esta o cachorro acuado num tatu, me lembro de ver o buraco apenas com o rabo do tatu pra fora(eles cavam tuneis embaixo da terra e anda sempre pra frente) eu puxei tentei pega-lo mas nao consegui sabe, ele parecia tao menor que eu, mas mil vezes mais forte, sabe que nosso apelido de tatulina nos cae muito bem, descobri isso hoje ao ler seu post, vc é literalmente forte e mesmo que vc se sinta por baixo, cavando tuneis, o mais importante é esse enorme forca que vc tem viver que lhe impussiona sempre pra frente, como um tatu...a minha amiga tatulina que morro de saudades e orgulho, estou feliz demais por ler seu post, continuo aqui em oracoes, que sua mamis chegue logo e que os mimos só aumentem rsrs um grande abraco cheio de carinho e saudades viu!!! cheiro no zoi de tatu....Vou mimi agora, marido me chama rsrs bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, você eh guerreira, acho muito positivo você dividir aqui sua experiência e mostrar que sim, podemos superar doencas e outras coisas e seguimos com forca e fe na vida. Claro que tudo ja deu certo, e a quimio vai so mesmo finalizar a doenca pra sempre. E como eh interessante ver que você nao ficou abatida com isso, que levanta de manhã e vai à luta, viver e fazer suas coisas, sai pra vida, afinal eh pra isso que estamos aqui. Você me inspira. Parabens!
      Muita saude e felicidade pra você
      Beijo

      Excluir
    2. Ih, meu comentario entrou como resposta ao de Wilqui.

      Excluir
  2. Eu to feliz por voce ta conseguindo lidar com essa situacao tao ruim de forma tao forte e positiva. Eu me emocionei lendo seu post, nem consigo imaginar como deve ser passar por isso que voce ta passando, mas ler seus planos, ler que voce tem mantido sua rotina, o apoio que tem recebido, isso e tudo muito bom e serve para te dar forca, e agora com a sua mamis pertinho, tenho certeza que voce vai se sentir ainda mais forte e positiva do que esta. Continuo aqui orando e torcendo por voce!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. que bom ler notícias suas e saber que as coisas estao andando bem, muita, muita forca nessa caminhada, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Minha irmã está passando por isso agora, acabou de passar pela segunda quimio. Ninguém entende como aconteceu, nem eu. Só sei que preferiria que tivesse acontecido comigo, é horrível ver quem a gente ama sofrer e não poder fazer nada. Só peço que ela se reabilite logo e nunca desista de lutar, de acreditar na vitória. O mesmo que agora peço a você. Não desita, não desanime... lute em nome de todos aqueles que te amam. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata, que alegria você ter postado, já estava preocupada com você. Que bom que você continua forte, e que as coisas estão melhorando! Estou torcendo muito para a sua recuperação, e vou continuar rezando! Aproveite os dias com sua mãe, e tente postar sim no blog, eu gosto muito quando você escreve.

    beijos, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Oi querida! estou seguindo seu blog a pouco tempo, e q mulher forte e determinada vc è. justamente, determine a sua bençao a sua cura, pq serà parte do seu passado como vc mesma disse. Eu ando tao desanimada com tanta coisa, mais chego ao seu blog e me envergonho das besteiras q me estressam.
    Deus e contigo.
    E sobre congelar ovulos, q bom q vc disse sim.
    Imagina um bebe, depois desse turbilhao todo, pra alegrar a sua vida, e fazer parte do grande milagre q è a sua cura! beijao.

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz em saber que esta tudo bem com vc, e que vc esta superando tudo isso e se Deus quiser ele quer vc vai vencer mais uma etapa, assim como várias que evirem, vc é uma menina de fé, seja forte vc vai vencer todas as barreiras, e que bom que sua mãe esta chegando para ficar com vc na hora que vc mais precisa, estamos todas na torcida por vc, vc vai vencer mais etapa da sua vida, vai construir a sua família com um lindo filho que ainda estar por vim, hoje vc esta triste, chora, daqui uns dias vc vai olhar para traz e sera uma página virada que ficou para traz,Deus não dá um fardo maior do que vc não possa carregar, continue sendo forte vc vai vencer tudo isso,fica com Deus um grande abraço, se cuida faça repouso siga todas as recomendações médicas, mesmo que vc não esteja aqui no blog entendemos, pois vc esta em fase de tratamento estaremos sempre aqui esperando por noticias suas fica DEUS!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi flor... Fortaleza!!!
    você esta dando uma lição de vida na gente, que preocupamos com tanta bobagem...
    não tenho dúvidas que você passara vitoriosa, pois tem muita energia boa canalizada pra você... 1 mês ja se foi... daqui a pouco 3... 1 ano... e essa história ficou no passado.
    Chorei muito com o vídeo, mulher é manteiga né?!
    E quando der venha nos contar mais... e fazer a gente sentir mais perto de você... e nos ensinar a viver de forma melhor...
    beijãooo com muito carinho e amor...

    ResponderExcluir
  9. Oi Renata, que bom saber que tá tudo indo bem e assim vai continuar. 5 anos é um período padrão mesmo de tratamento e cuidados e oh, vão passar voando! O braço vai voltar a ficar legal sim, tenha certeza. E a maior certeza é que esta sua postura perante a vida, será sua aliada!!!! Logo sua mãe chega e oh, será um grande alívio para vcs duas...aproveite para curtir tudo, passear, fazer coisas simples que nos enchem de alegrias. Tudo de bom aí pra vcs. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Re! Gatona!!! Voce e muito guerreira mesmo!!! A sua atitude positiva diante de toda essa situacao e um tapa na nossa cara que muitas vezes nos queixamos de coisas tao bestas! Voce e lutadora e vai vencer essa fase!!!
    Continuamos aqui na torcida!!! Que bom que a mammys ta chegando logo pra te encher de carinho e mimar mais ainda!!! Forca Re!!!!!!!!!!! Um Super beijo!

    ResponderExcluir
  11. Oi Renata!! Nossa que bom ler notícias suas!! Fiquei super feliz em saber que correu tudo bem e que você enfrentou tudo com muita coragem!! Melhor ainda foi saber que os médicos te deram uma sentença de VIDA e isso sim tem que ser comemorado!!! Abra o vinho - que foi liberado pelos médicos..rs... - e comemore! Beijos e nos dê novas notícias quando puder. Até mais...

    ResponderExcluir
  12. Oi Renata!! Nossa que bom ler notícias suas!! Fiquei super feliz em saber que correu tudo bem e que você enfrentou tudo com muita coragem!! Melhor ainda foi saber que os médicos te deram uma sentença de VIDA e isso sim tem que ser comemorado!!! Abra o vinho - que foi liberado pelos médicos..rs... - e comemore! Beijos e nos dê novas notícias quando puder. Até mais...

    ResponderExcluir
  13. Rê gatona, muito bom ter notícias tua! ... Parabéns pela primeira vitória... logo logo voce vence a guerra inteira!! ;)
    Estou orando por ti!! ... Aproveite bastante a mamis!! Não tem coisa melhor do que estar perto da mãe nos momentos difíceis!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Olá Renata! Tenho acompanhado seu blog já faz um tempinho, mas nunca tive coragem prá comentar, diante dos fatos e de tudo o que você relatou, eu não poderia ficar calada pois me identifiquei com você e acho que é pelo fato de você ser de Santos. Eu tenho alguns parentes que nasceram e que moram lá, deve ser por isso que simpatizei com você e com sua história surpreendente. Sendo assim serei abusada e te darei uma bronca carinhosa (se é que isso existe, rs ...); não diga nunca 'meu câncer' porque essa coisa se instalou no seu corpo sem sua autorização e sem avisar, diga apenas o câncer que surgiu em mim e que já caiu fora porque não suportou minha vontade de viver e ser feliz. Estou pedindo muito prá Deus te guiar nessa fase. Geralmente Ele me ouve. Ainda bem né? Rs... Eu me afeiçoei a você e vou ficar na torcida. Enquanto a vida passa tente ser feliz ao máximo e aproveite o colinho da mamãe que nessas horas faz toda a diferença. Bj Lana

    ResponderExcluir
  15. Rêêêêê...que coisa boa ler notícias suas! Miguxa como vc mesmo disse...logo logo isso vai ser uma pagina no seu passado....Que bom que sua mae ta chegando...sei que que tanto vc ..qto ela..querem muito estar juntas agora...e vai ser pra vc se distrair....qto aos..filhos...vc vai ter sua familia...um dia ...isso me lembrou uma amiga...que teve cancer...perdeu a mandibula (imagina..ficou sem um lado do rosto..perdeu dentes...tudo isso aos 21 anos)...hoje depois dos tratamentos....cirurgias reparadoras...dentes...e tudo mais..alguns anos depois..teve um filho lindo de 3 anos....a maior alegria da vida dela....e sei que um dia vc vai ter a mesma alegria....adorei o video...muito lindo! amiga...to rezando por vc! um super bj...e manda noticias sempre que puder....bjaoooooooooooo

    ResponderExcluir
  16. Olá Renata,
    Que bom que você tem sido forte, dá para sentir isso! Por mais difícil que seja, é isso ai, não desanime! Se apegue nas palavras positivas das pessoas que te ama, dos médicos, na sua fé, que acredito que no momento seja maior que qualquer coisa!
    Engraçado, mesmo a gente não se conhecendo pessoalmente, o carinho é grande. Eu já tive um blog quando morava na Noruega, e morro de saudades deste contato com as pessoas.Bjoss e muita saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamara! Obrigada pela visita e pelo carinho, realmente a blogsfera tem dessas coisas, une pessoas de uma forma que até parece que nos conheçemos pessoalmente. Vc não imaginam a força que vcs me dão:)
      Volte sempre e um grande abraço

      Excluir
  17. Oi amada, me deparei com os seus relatos e o que aconteceu com voce..Tenha fé. Tudo sairá bem. Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Olá Renata, vim agradecer o carinho de sua visita.
    Eu creio sempre que para Deus nada é impossível e que a Fé move montanhas sim.... minha amiga, por isso estamos aqui para relatar a nossa história.
    Estou aqui na torcida por você...vamos em frente e sem pressa para viver.
    Beijos no coração
    Sol

    ResponderExcluir
  19. Oi, Renata! Fico muito feliz ao ver que você está se recuperando e sendo forte! Q Deus continue fortalecendo você e que você seja um testemunho de cura, fé e superação.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Sueyne! Deus realmente é maravilhoso e tem me dado várias provas disso.
      Obrigada pelo carinho e volte sempre, bjkss

      Excluir
  20. Lindoooo o post vc sabe que lhe dou com vida todo tempoooo....Mas vc é forte e digamos essa é apenas uma passagem, uma chocoalhada lá na frente vc verá que foi necessário....bjus te adoro
    Virgínia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga obrigada pela força de sempre, essa está sendo uma chacoalhada e tanto, mas estou tirando toda lição positiva disso.
      Um bjo

      Excluir
  21. Oi!Renata que bom que a sua recuperação foi e é um sucesso...o poste esta muito bem escrito e encorajador para qualquer pessoa e espero que vc e seu esposo logo que possam e queiram façam um filhote!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana! Realmente está tudo indo super bem graças a Deus, quannto ao filhote ele está na mão de Deus e quando vier será super bem vindo.
      Um grande abraço!

      Excluir
  22. Oi, Rê

    Fiquei tão emocionada e feliz ao mesmo tempo qdo vi o seu comentário lá no blog, e não é pelas palavras, porque se tivesse sido somente um "oi" a sensação seria a mesma...é de saber que vc está superando esse momento passageiro com muita garra.
    Vc está no caminho certo por mais que o momento é dificil levanta a cabeça e diz para si mesma que tudo vai passar, aproveite que a mamãe vai chegar e deixe a casa mais florida, e deixe ela cuidar de ti, afinal aconchego de mãe é tudo mesmo quando já passamos dos 30...
    Estou aqui pensando em vc sempre positivamente, tudo vai dar certo.

    Lindo esse video e estamos aqui para o que precisar viu?!

    Namastê!
    Um fim de semana iluminado.
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Renata! Fiquei muito feliz com a tua visita la no blog e mais feliz ainda com as tuas ultimas atualizacoes! Nao te disse que tu ia descobrir uma forca interior incrivel?
    Continua assim querida, pensando positivamente, levando a vida do mesmo jeito que antes, cercada da familia, amigos e muito amor, que no fim das contas sao as coisas mais importantes! E nao deixa de postar!
    beijao

    ResponderExcluir
  24. Admiro sua forca garra e coragem de lutar. Que Deus re dê muita forca nessa caminhada e que em breve você possa cantar o cântico da vitória!

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi querida!
    Muita forca para voce!
    Nao é fácil, nao mesmo, mas os maiores desafios sao para aqueles de caráter mais forte!
    Que Deus te abençoe! Creia no poder de Jesus em sua vida!
    Estou torcendo por voce!
    bjsss

    ResponderExcluir
  26. Renata, querida, faz um bem danado para nós ler o seu post!! Suas palavras são fortes e verdadeiras!! Falam da realidade de alguém que está passando pelo inimaginável, mas está lutando e não deixando a onda te levar!! Mta força, e tenho certeza que Deus está te carregando, e que há muita gente neste mundão a fora orando e torcendo por vc!! Uma coisa que posso te sugerir na forma de pensar, está em como encarar sobre o congelamento de óvulos, pensa que não é que vc vai está decidindo se vc vai ter filhos ou não, pensa que a medicina está te dando a possibilidade de manter esta possibilidade, e no futuro, com calma, vc poderá decidir sobre filhos ou não, no momento, vc está te permitindo este futuro!! Reprodução Humana Assistida é exatamente no que sou especialista, então se houver qqr coisa que eu posso te ajudar, me avisa. Perguntas, curiosodades... qqr coisa mesmo, é só me escrever!! Mta força para vc, e não esquece que estarei sempre orando e te envianod energias positivas!! Bjuss

    ResponderExcluir
  27. Ola, Renata. Fico feliz em saber que vc esta bem. Eu acho que daqui pra frente sua vida sera maravilhosa. Existem muitas pessoas torcendo por vc. Eu comecei a ler seu blog e sempre passo por aqui. Deus esta contigo nao esqueca disso. E tenho certeza que vai te abencoar com um futuro feliz. Essa batalha vc ja venceu. Eu te agradeco por dividir tudo o que vc esta passando, porque pode parecer dificil mas vc esta ajudando a salvar outras vidas.Estarei sempre orando por ti. um abraco forte.

    ResponderExcluir
  28. Que bom foi ter noticias suas Re! Eu nao mandei mais e-mail pra nao incomodar sabe, imagino que deve ter um mundo de gente escrevendo e imagino que ler tudo deve ser cansativo. Mas nao deixei de orar e pensar em voce, atè o Henry na hora da janta sempre pergunta se tive noticias suas, minha mae e as amigas da igreja tambem. Eh bom saber que voce està bem, continue com esse pensamento positivo, muita força, voce è uma guerreira!
    E, a proposito, sua mae è lindona mesmo!!
    Aproveita que ter a mae com a gente - mesmo em um periodo dificil - è boooomm demais!
    Beijos e beijos e beijos!

    ResponderExcluir
  29. Oi Reeeeeeeee!

    Nossa eu to tao feliz! Parece loucura o que vou te dizer mas olha só, estava eu navegando na net pesquisando textos e tals de sueco, dai que acontece? Encontrei teu Blog, fiquei super feliz porque obtive noticias suas e sentir que voce está forte e vencendo essa batalha dia a dia. Quero deixar aqui um beijo carinhoso e dizer que eu sei que Deus, na sua infinita misercordia continuará te abencoando, te iluminando, fortalecendo-te mais e mais em cada passo desta sua jornada. Foco, forca e fé que a gente chega lá! :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Obrigada pela visita e volte sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...