oncontextmenu='return false'>

sábado, 20 de outubro de 2012

Mente sã corpo são !



Finalmente eu consegui fazer algumas das atividades que o hospital aqui de uppsala oferece para os pacientes com câncer.
Mesmo ocupando bastante o meu tempo eu estava sentindo falta de fazer algo por mim algo pra eu relaxar, um tipo de terapia mesmo.
Yes, eu consegui :)
O curso Look good feel better  é um curso que ensina algumas técnicas básicas de maquiagem e algumas formas de amarrar lenços e turbantes, totalmente voltado a levantar à auto estima das mulheres que estão passando por esse problema.
Eu adorei o curso!Assim que chegamos nos dividimos em 3 grupos de 4 pessoas e cada uma já ganhava um kit de maquiagem e alguns cosméticos como Tonico, demaquilante, leite de limpeza, creme pra área dos olhos e hidratante, tudo novinho e com marcas de qualidade. 




Cada mesa tinha uma instrutora que ia ensinando passo a passo desde como se higieniza a pele até chegar à maquiagem usando truques de como corrigir falhas na sobrancelha por ex, coisa que pra quem está fazendo quimioterapia é super importante.


Como eu passei 10 vezes na fila do cabelo e pelos, ainda tenho bastante sobrancelha e cílios mas mesmo assim o meu cabelo mudou totalmente a textura e está cada dia mais ralo, como eu trabalhei em salão quase que a minha vida inteira já fiz vários curso de maquiagem e por isso consigo me virar bastante, mas imaginem como deve ser difícil pra quem não sabe se maquiar, está careca e ainda por cima sofrendo os efeitos da quimio?

Dezenas de lenços de diferentes tamanhos e cores


Diferentes formas de amarrar lenços.

Já foi comprovado que o que piora o estado das pacientes que fazem quimioterapia é a mudança na aparência, a perda dos cabelos e o não se reconhecer diante do espelho.
Foi uma tarde muito agradável, as instrutoras super dedicadas e muito cafezinho com biscoito, pena que o curso é só um dia.

Fonte
O curso de yoga também é oferecido pelo hospital e as aulas são uma vez por semana e no final de cada aula tem uma pequena palestra com temas diversificados.
Chegando lá cada pessoa que eu cumprimentava já ia logo me perguntando: Vc já fez yoga? Das 5 pessoas que cumprimentei todas fizeram a mesma pergunta, aí veio o professor e fez a mesma pergunta e quando eu respondi que era a minha primeira vez ele fez cara de ãnhh ta!
Aquilo foi me irritando tanto, pqpariu se o curso é oferecido pelo hospital como uma terapia é claro que eu não sou expert em yoga e se eu praticasse yoga há dez anos que diferença faria? Lógico que o motivo que me levou até lá foi pra relaxar e fazer alguma coisa pra não ficar pirada só pensando em doença caramba, o curso é de yoga mas podia ser zumba, pilates ou qualquer outra coisa.
Depois peguei um colchonete e comecei a aula, no começo tive um pouco de dificuldade com a respiração mas depois que comecei a fazer os exercícios parecia que eu estava massageando o meu corpo inteiro, vi o quanto eu estava toda tensa e dura, parecia que eu estava tocando cada músculo, uma delicia, mas colocar a perna atrás cabeça será só daqui há alguns anos viu gente.
No final da aula a palestra foi sobre ‘Testamento’ como fazer um testamento e pra quem vai a sua herança caso vc bata as botas! Caracass.
Ate então tudo bem, eu sei que todo mundo tem que pensar nisso principalmente quem teve um câncer, mas no meu caso to correndo desse papo de morte e além do mais nem um fusquinha véio eu tenho pra deixar.
Acho que o tema da palestra podia ter sido mais animadinho, veremos na próxima vez!

33 comentários:

  1. Olá Renata!
    Que tratamento fofo, este sobre maquiagem! Minha tia fez em Campinas, porém não na UNICAMP.
    O tratamento dela acabou! Cinco anos! A alimentação é um dos segredos.
    Um grande abraço prá ti!

    ResponderExcluir
  2. Renata, que saudade do teu blog! Hj mesmo estava pensando em ti!
    Tu acredita que eu estou pensando em começar a fazer Yoga? Hoje mesmo fui numa academia perto da minha casa a procura disso e esse teu comentário me deixou MUITO entusiasmada! Mal posso esperar pra começar!

    VC n sabe como estou feliz por vc! Saiba que vc é um exemplo de força pra mim!

    Beijo grandão!!!

    Rebeca
    xoxo

    ResponderExcluir
  3. Que legal esses cursos!
    Mas agora, aula de yoga que é uma delícia pra relaxar seguida de uma palestra sobre testamento foi uma combinação meio errada, né? Aliás isso é tão pessoal que acho que nem deveria ser tema de palestra...
    Beijo, bom te "ler" tão bem!

    ResponderExcluir
  4. Nossa outro dia tava com vontade de usar uns lencos na cabeca (por causa da minha enorme cabeleira), mas sou uma lástima pra fazer isso, aí procurei vídeos na net pra aprender e vc aí aprendendo q bommm, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, fazer yoga e depois palestra pra se fazer testamento? Sem nocao né, também achei de muito mal gosto, procure nao pensar nisso! Bjos e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Achei tudo muito legal, mas, comcordo com vc falar de testamento? nada a ver!!! bjss e tudo de melhor pra vc.

    ResponderExcluir
  7. Que legal sobre o curso de maquiagem... E com relaçao a Yoga, entendo sua posição sobre o assunto discutido..é meio mórbido mesmo..mas se você conseguiu relaxar, tirar a tensão do seu corpo continue indo, todo mundo fala que yoga com tempo acalma, e depois você passa a ser capaz de fazer os exercicios sozinha...Bjs e força neste momento..você é guerreira e é de batalha em batalha que se vence a guerra linda...bjs

    ResponderExcluir
  8. Rê, que legal darem cursos!! Tá mais do que certa em ocupar sua cabeça!!
    Eles poderiam pegar leve no tema!!

    Beijão gata!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Renata! Puxa, essa de testamento foi de lascar hein???? Abafa! Mas de certo modo é um assunto até que interessante visto que em alguns casos as pessoas tem posses prá deixar e tal... de qualquer jeito me chocou um pouco. BJ Lana

    ResponderExcluir
  10. Menina q coisa louca dessa do testamento,gente povo sem noção nem liga para isso continua com pensamentos positivos sempre,bjos

    ResponderExcluir
  11. Renata que bom que eles tem recursos para ajudar os pacientes a recuperarem a auto estima,isso concerteza ajuda muito,muito engracado eles se admirarem que voce na havia feito yoga antes,se a pessoa esta la 'e porque quer aprender lol,quanto ao testamento achei um assunto muito pesado para os pacientes,acho que ninguem quer pensar nisso rsrsrs,ainda bem que voce sempre 'e positiva.
    DEUS abencoe voce a cada dia mais!!! :* Bjs...

    ResponderExcluir
  12. Oi Renata!

    Eu concordo com as outras... É óptimo que eles façam esse tipo de iniciativas. Curso de maquilhagem e de yoga é tudo de bom! Já a conversa de testamento é um pouco pesada demais... Por outro lado, lembro-me que quando a minha irmã estava doente, lhe custou receber o "tratamento" contrário, todos ao seu redor recusavam falar sobre essa possibilidade e ela sentia que era importante poder discutir coisas práticas "no caso de...". Talvez essa conversa de testamento seja útil para auxiliar quem quiser discutir essas questões...

    Beijos

    P.S.: Tenho uma pequena surpresa para no meu blog!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a iniciativa do hospital em propor estes cursos! Eu adoraria fazer um curso de auto maquiagem, a gente aprende sempre truques muito legais :-). Quanto a ioga, sempre ouço falar dos benefícios dela, mas é um exercício que até o momento não me chamou a atenção para a prática.
    Quanto ao testamento, eu também acho que o tema "pesou" um pouco, pois é preciso estar preparada e QUERER falar sobre isso. É um assunto muito intimo e pessoal, mas os europeus são muito pragmáticos e acho que falar ou fazer testamento pra eles é uma prática bem mais comum do que no Brasil. Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Muito legal da parte do hospital oferecer este tipo de curso... Além de aumentar a auto estima, você tem a oportunidade de conhecer e compartilhar com outras pessoas com o mesmo problema que você suas experiências. Ocupar a cabeça é fundamental, qualquer que seja a atividade que se realiza, desde que lhe traga prazer e alegria! Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Menina, que coisa legal. Que bom que você participou e gostou.
    Boa semana!
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Oi Renata!
    Acho que é a primeira vez que apareço por aqui. Eu já tive um tumor há muitos anos atrás e felizmente era benígno. Mesmo assim eu sempre preciso fazer exames preventivos, já que há outros casos na família e ainda existe a possibilidade de reaparecer. Mas lendo os seus relatos, fez com que eu não temesse caso ele ressurja.
    Parabéns pela iniciativa de compartilhar o seu dia a dia conosco e por manter o bom humor sempre.
    Um super beijo!

    ResponderExcluir
  17. Oi Querida,

    continue nessa forca!
    Estou torcendo por voce!
    Aproveite tudo! Faca maquiagem, ioga, o que mais aparecer!
    Nao deixe nada te por para baixo, nao!
    E sobre o testamento, pensa sobre isso da mesma forma como agente pensa sobre um seguro de saúde, roubos, etc. É um assunto muito complicado. Mas nao esquenta com isso nao!
    Deus te abencoe sempre!
    bjsss

    ResponderExcluir
  18. Mas vc tá no agito, por aí, hein? Só na produção!!!! Legal ter todo um programa, é um período tão delicado e vale mesmo a pena fazer algo voltado ao bem estar, à estética para não deixar a peteca cair. Sabe que tenho curiosidade com a Yoga, mas ainda não fui ver...quem sabe um dia eu resolva, porque é preciso dedicação a esta prática. Bom, boa semana aí pra vc e fica bem! Bjs

    ResponderExcluir
  19. Que legal esses cursos, ajudar a mulherada que ta passando por um momento tao delicado como se cuidar e se sentir mais bonita da um up na auto-estima e tanto. Legal voce ta fazendo yoga, ajuda bastante nesses momentos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Rê! Que legal que vc decidiu fazer o curso. Muito legal essa idéia do hospital de ajudar pessoas que estão passando por essa fase, pq como vc disse é muito importante se sentir bem e bonita.
    Quero ver vc com o pé da cabeça, hein? Hihihi....Quanto tempo será que demora para ter essa elasticidade toda da moça da foto?=P
    beijo, querida!

    ResponderExcluir
  21. Re, que iniciativa bacan do hospital em oferecer este tipo de curso!! Acredito ser muito importante manter a auto-estima nesta horas, e acho que cursos como estes devem ajudar bastante!! Que ótimo que vc decidiu se ocupar de outras coisas que não apenas sugam todo o seu tempo e energia!! Bjss e boa sorte com as aulas de Yoga ;)!

    ResponderExcluir
  22. Renata quanta coisa interessante! Acho muito legal o governo dar tanto apoio e opções a pacientes com câncer. Yoga é muito bom mesmo né? E tudo isso sobre make up achei o máximo! É importante mesmo conseguir se olhar no espelho e se achar bonita. Bjs Rê!

    ResponderExcluir
  23. Oi Re!!!
    que deliciaaaa de curso... até hoje não sei maquiar direito, dou uma sapecada apenas... mas não sei fazer "aquela maquiagem"que fica tod bonitona...
    adoraria fazer este curso viu!!!
    isso mesmo invista em você... adorei saber sobre a Yoga...minha mãe faz e adora!!! já já vc coloca a pena lá...rsrsr
    Sobre a palestra concordo com você viu...podia ter sido mais alto astral... mas pra frente colocaria esta né.
    Agora mais uma vez: que hospital e atendimento é esse amiga????? uauuu... maravilha viu...
    Beijos flor com muito carinho....

    ResponderExcluir
  24. Nossa fiquei emocionada com esse post... Achei lindo demais esse curso de maquiagem e lenços. Que carinho e cuidado dessa sociedade para quem está passando por um momento difícil... Estão de parabéns! Aqui na Noruega não sei se é assim também, mas vou procurar saber. Bjinhos e boa sorte no tratamento e parabéns pelo bom humor! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLha Marcela, os hospitais da Suécia são otimos e creio que os da Noruega não ficam por baixo.Realmente é emocionante ser tratada com tanto carinho.
      Um abraço pra vc,bjos

      Excluir
  25. A gente vai lendo o que você escreve e é notório a avidez de vida que toma conta da gente. Muito bom.
    PS: Se vc passou 10 vezes na fila do cabelo, eu passei 30.... Rsrsrsr
    Abraço e tudo de bom. Tudo de São!
    Cinthya
    http://odivaadellas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Que bom que você conseguiu fazer essas atividades de apoio do hospital! Depois de uma aula de Yoga a gente sai mais leve e menos tensa mesmo. Espero que a prática regular ajude você cada vez mais.
    Como tantas outras coisas, assuntos como morte, herança e testamento são tratados de uma forma muito diferente por essas bandas de cá. Pode até ser difícil de entender, mas a intenção não é botar as pessoas pra baixo. Pensamento positivo sempre! :-)
    Bjs,
    Lu

    ResponderExcluir
  27. Adorei o post, parabéns!
    Achei incrível o hospital proporcionar esses cursos agradáveis (ou não tão agradáveis no caso do testamento né) para as pacientes... realmente é muito carinhoso!
    Tenho uma tia da rede feminina, vou passar essas ideias pra ela, tenho certeza que ela vai amar!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Oi Renatinha, vim aqui para te falar do quiche, vc falou q fica mole? a massa ou o recheio? recheio de quiche è meio mole mesmo, tenta fazer esse, è tao facil e gostoso, foi a primeira vez que fiz. a massa precisa de mais um pouco de farinha de trigo, la fala uma xicara e meia, mas pra da o ponto soltando das maos eu vou colocando mais um pouco ..n tem erro bjss

    ResponderExcluir
  29. Oi Rê!

    Que legal da parte do hospital eles oferecem esses cursos!
    Minha tia foi detectada com câncer e espero que ela tenha a mesma força e garra que você para lutar contra essa situação!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  30. Oi Rê!
    Que apoio maravilhoso os suecos dão aos pacientes! Fiquei maravilhada com o conteúdo do curso. É de tirar o lenço!
    Yoga é meeega difícil, achei que a aula experimental que fiz há alguns meses seria mamata e saí toda dolorida, o professor parecia um contorcionista do Cirque du Soleil e eu fiquei me achando "A Enferrujada" da cidade... kkk.
    Optei pelo pilates. Você conhece?
    Muita força com o tratamento, Renatinha.
    Beijo
    Márcia

    ResponderExcluir
  31. Oi! Acho muito importante esse apoio aos pacientes. Aqui na Alemanha, como acompanhei uma amiga, é bem parecido. Essa alta estima é importante no dia-a-dia. O planos de saúde aqui pagou o taxi dela , ida e volta, em todas as seções de químico e radioterapia.
    penso, Rê, que vc tá no caminho certo, falando abertamente sobre essa fase da sua vida. Isso ajudou a minha amiga a recuperação. Ela ainda tá carequinha, mas não usa peruca mais e sim esses lenços bem Cool e coloridos.
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  32. lindo seu espaço :-)
    estou compartilhando aqui
    Forte abraço Renato Artesanato em MDF

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Obrigada pela visita e volte sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...