oncontextmenu='return false'>

domingo, 2 de dezembro de 2012

Advento de natal

Hoje é o dia do primeiro advento de natal, pra quem não sabe o advento começa quatro domingos antes do natal e a partir de hoje acendemos quatro velas, uma por domingo até a chegada do natal.

Significado
 O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.
Fonte.
Nesse dia bebemos glögg uma bebida que lembra muito o nosso quentão, glögg é tipo de um vinho só que com um gosto mais exótico digamos assim, pra quem não bebe álcool existe sem álcool também que são vendidos nos supermercados e não no systembolaget.
Eu gosto do glögg o mais quente possível e com uva passas dentro, humm delícia.


Hoje também é dia de comer pepparkaka e lussekatt, mas como eu não gosto de pepparkaka e o lussekat eu me esqueci de comprar começamos o advento só com velas e o glögg e vamos deixar as guloseimas pra depois.
E só mesmo uma bebida quente como o glögg pra aquecer o dia de hoje.




 Receita de glögg caseiro( cerca de 20 cálices)

Ingredientes

1 litro de vinho tinto

2 pedaços de canela em pau

8 peças de cravo da índia

12 peças cardamomo sementes ( é da mesma família do gengibre)

5 colheres de chá de açúcar granulado

2 copos de vodka.

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes em leve ao fogo.
Mexa tudo em fogo baixo até o açucar derreter, beba morno.


Tem outras receitas de glögg nesse site AQUI

18 comentários:

  1. Legal vc postar sobre tradições tão importantes mas que estão cada vez mais esquecidas.Eu gosto muito desses biscoitinhos pepparkaka,pq minha irmã mora em Stockolmo e sempre que vem ao Brasil,traz pra mim.Um bjinho pra ti.

    ResponderExcluir
  2. AFFFFFf eu não gosto de gløgg não...mas eu bebo né ahahhahahha. Tipo aqui o Lars gosta de comprar esse sem alcool ele faz aqui com sei lá o que q ele usa...vodka ou rum sei lá. E ele faz no dia de decorar a arvore de natal. Pepperkaker eu adoro agora esse outro ai eu não sei o q q é.

    Aqui tb tá maior friaca do mundo, mas ainda não nevou de verdade por essas bandas de cá.

    BJSS

    ResponderExcluir
  3. Acendi minha primeira velinha aqui também :-) Glögg é gostoso. A receita original sueca também pode levar lascas de amêndoas? Aqui às vezes eles até misturam amêndoas e passas.
    Poxa, já tem tanta neve assim aí? Hoje à tarde é que começou a cair aqui, mas acho que não vai dar pra formar aquele tapetão de neve... vai derreter :-( Mas quarta deve cair mais. Simplesmente adoro!
    Bjs,
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Rê, não é magico essa epoca do ano? ... Eu amo a chegada do natal e os enfeites que vem com ele! ;)
    Nunca esperimentei glögg, mas parece ser forte! Hehehe ... Não acredito que voce não gosta de pepperkake :O
    Amooo as guloseimas natalinas!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Aqui na Alemanha tb tem o Advent e esse ano temos 2 e já acendemos, quanto a essa bebida por aqui chama Glühwein, nao acho muito gostoso, mas bebo pra espantar o frio e neve por aqui ainda tá bem ralinha, só no comeco da manha e derrete logo :)

    ResponderExcluir
  6. Esse tempo é muito bom! E nada como uma bebidinha típica dessa época para aquecer o dia gelado! E que frio já está por aí! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ai que legal, Rê! Acho o máximo essas tradicoes!!! Super cool!!

    ResponderExcluir
  8. Iiiii tanto frio! Aqui também faz, hoje estão -12 e sol!
    Eu também gosto destas tradições, aliás, prefiro os doces natalícios Suecos aos Portugueses. Adoro pepparkakor, mas lussekatter são os meus grandes preferidos. Uma maravilha, com café ou chá!
    Beijos e uma boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Renatinha cuidado pra não ficar grogue com esse glögg, rs... deve ser bem forte né?? Aqui temos a tradição do Gluhweine (vinho quente) eu tomo pra espantar o frio, rs... As guloseimas de natal são mesmo uma delícia!! Depois eu que me acerte com a balança :-(. Aqui tá tudo branco de neve também!! Bjss e boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Muito legal, gostei da receita. Mas só se for em casa mesmo. Aqui na Alemanha tem lindas feiras de Natal que vendem estas bebidas quente, mas quem dirigi tem o sem alcool. Bom mesmo é como voce fez, em casa quentinho junto com o maridao e familia. Desejo boas festas e comemoracoes. é lindo quando a neve chega........lindo

    ResponderExcluir
  11. Gente, que nevasca é essa aí???? Me senti praticamente no paraíso tropical agora hahahahah Hummm o inverno pode ter lá seu lado mais chato, mas tem com certeza o lado mais gostoso das guloseimas e bebidas deliciosas hahaha Boa semana!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Só de olhar a foto fiquei com frio! Bruuuuuu!!! Rs ...
    Bj Lana

    ResponderExcluir
  13. Essa tradicao e bem interessante eu nao sabia disso agora me esclareceu porque um monte de gente aqui tem 4 velas na janela...rs. Por ai anda frio mesmo, aqui ainda nao ta tanto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Que lindo Renata!
    Também já acendi a primeira vela.
    Que nesse advento possamos refletir sobre o amor de Deus
    por nós e que no Natal... possamos deixar JESUS nascer em nosso coração,
    trazendo muita paz, bençãos,saúde e felicidades.
    Abraços! Dias radiantes e abençoados pra ti.

    ResponderExcluir
  15. Renata assim como a colega acima eu tbm nao sabia o que era advento,no Brasil eu nao era muito de tradicao,mas depois que cheguei aqui achei de uma forma ou de outra acabei me envolvendo mais com as tradicoes,acho que 'e pq o povo aqui sao mais ligados a coisas de natal e outras tradicoes.
    Olhando a foto linda que voce postou me fez pensar que meu marido sempre diz que eu nao sei o que 'e frio,pq eu sempre reclamo que ta frio aqui em casa kkkk,acho que morreria se morasse ai kkkk.
    Ah obrigada pelos comentarios,eu editei o blogue,o layot que tinha colocado tava dando algum problema eu acho,mas espero que agora ja esteja ok.
    Bjao pra voce e se aqueca bastante nesse iverno!!!

    ResponderExcluir
  16. Hummm Re! que receitinha boa, acho que aqui se chama Gluwein...
    adorei a foto da janela, ficou linda com esta florzinha vermelha destacando...
    Aqui esta nevando também, é lindo porém da uma trabalheira pra tudo né, ave!
    beijosssssss e boa semana

    ResponderExcluir
  17. Eu também bebi mas sem alcool :) gostei muito!

    Aqui nevou horrores e chegou a fazer -24 graus :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Renata, adorei o post, eu gostei tanto da tradição natalina escandinava! Eu AMO lussekatter e pepperkaker, comia aos montes! Só nunca provei o gløgg...é gostoso mesmo? hehe

    Eu consertei o link lá no meu blog, viu, mas se você clicar aqui no meu perfil você chega lá no blog novo!

    beijos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Obrigada pela visita e volte sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...