oncontextmenu='return false'>

sábado, 22 de dezembro de 2012

Ceia de natal sueca



É lógico que não podia faltar um post de natal lá lá lá, hohoho, eu como não estava com cabeça pra me dedicar a decoração natalina nem comprei nada diferente do ano passado pra casa, quem quiser ver a minha decoração repetida e véia clique AQUI.
Falar da ceia de natal na Suécia exige um post enorme grande porque aqui a celebração do natal começa desde o advento até o dia 24 de dezembro dia que eles comemoram o natal.
Mas o interessante aqui é que não precisa esperar até o dia 24 pra saborear a ceia de natal sueca, ela pode ser encontrada durante todo mês de dezembro em qualquer restaurante popular e a tradição segue servindo sempre o mesmo cardápio, a clássica Julbord (mesa de natal) nas confraternizações de fim de ano que iniciam em dezembro até finalmente a ceia de natal.

Propaganga da Julbord do Ikea! Como sempre com um precinho camarada.

Foto tirada por mim, mesa de natal do Ikea em Uppsala

No dia 24 depois do meio dia já começa a maratona com o almoço de natal (jullunch) eu na verdade acho um pouco exagerada a forma que eles esperam, decoram e comemoram, sendo que na minha opinião o natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo e aqui é a chegada do papai Noel com seus milhões de presentes, claro que todo mundo espera presente mas aqui a impressão que eu tenho é que eles não associam a data com o significado que ela tem.
Por volta das 15.00 horas eles assistem um desenho que se repete por anos e anos (cerca de 30) o mesmo desenho o’ Kalle Anka och hans vänner önskar god jul’ traduzindo Kalle Anka(o pato Donald ) e seus amigos desejam um feliz natal.



Depois disso vem a preparação para a ceia ‘ aquela ceia aquela, a mesma que a gente já vem comendo desde o inicio de dezembro, eles começam o 'esquenta'  bebendo glögg o que eu escrevi nesse post AQUI.
Chegando a hora do jantar que costuma ser cedo por volta das 18.00 começa a comilança e o que eu acho interessante é que aqui eles tem toda uma tradição e creio que a Suécia inteira come a mesma comida nesse dia e nós no Brasil temos o famoso peru, mas não é uma regra, muitas famílias brasileiras variam o cardápio de acordo com o bolso.
Não vou dizer que gosto de tudo na ceia de natal daqui, os peixes não fazem a minha cabeça mas o resto é até gostoso, incrível que há dois anos atrás eu não gostei de quase nada e esse ano até gosto de algumas coisas, quem sabe daqui a alguns anos vou dizer que acho tudo uma delícia.
Eles têm um ritual até pra comer, começam com o peixe depois para as carnes de porco e depois os quentes.

Vamos ao cardápio.

Os peixes.


Batatas cozidas.
Ägg halvor- É um ovo cozido recheado com caviar ou camarão.
Rökt lax – Salmão defumado.
Gravad lax- Salmão cru.
Sill- Um peixe chamado arenque que é até gostoso em conserva.
Tudo isso com diferentes molhos de mostarda.

As carnes.


Pickles – Igual ao nosso.
Rödbetssallad- Uma maionese de beterraba.
Pão, queijo e margarina.
Leverpastej- Patê de fígado
Julskinka- Uma peça de presunto defumado, receita AQUI
Rökt radjur-Carne de veado.

E pra terminar...


Prinskorv- Salsichas pequeninhas,  salsixinhas ou salsichinhas?
Köttbullar- Almondegas
Revbenspjäl- Costelas de porco.
Janssons frestelse- Batatas raladas e gratinadas com peixe.

Bebidas e sobremesas.


Julmust- Uma imitação da coca- cola que só é vendida na época do natal.
Snaps- Uma cachaça super forte que eles bebem cantando.
Julöl- Cerveja preta.
Ris à la malta- arroz doce com molho de frutas
Saffranspankaka- Um bolo de saffran que eles Janssons frestelse costumam assar e em um desses bolinhos tem uma amêndoa e quem for sorteado  ganha um presente.
Tangerinas.

Depois de comer isso tudo é só pedir pra o papai Noel um ano de academia grátis :)

Mudando de assunto, eu desejo a todos (a) vocês que passam por aqui um natal abençoado cheio de luz e com tudo de bom!

Feliz natal!!

23 comentários:

  1. Olá Renata, meu nome é Taynara e eu adoro seus posts, muito intessante ver uma cultura tâo diferente através do olhar de uma brasileira. Boas Festas pra vc e sua família! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Taynara um 2013 abencoado pra vc bjoss

      Excluir
  2. O povo ai e animado heim, quanta comida...rs. Desejo a voce um feliz Natal com muito amor, paz, alegrias e se possivel presentes pra voce e sua familia...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Boas festas, Renatinha! Para ti e toda a família, muita luz em 2013...
    Me interessei pela maionese de beterrabas. Esses ovos recheados não parecem difíceis de se fazer, e ficam lindos!
    Eu apenas sentiria muita, muita falta do arroz... O restante é aparentemente muito saboroso.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  4. Re, adorei saber sobre a cultura sueca natalina!! Engraçado comer praticamente o mês inteiro as comidas da ceia né? Em SP, lembro que os restaurantes a quilo da vida, tinham um cardápio diferenciado perto da Páscoa com peixes e tal, mas no Natal não via isso. Aqui, por não ter mar, não há um cultura de comida a base de peixes. A ceia aqui de casa terá carne de vaca, que será preparada com um tempero super especial, legumes, e um tipo de massa que tem por aqui - talvez eu faça um post :-), e para sobremesa mousse de manga, para dar um toque brasileiro, rs...
    Re, desejo que o verdadeiro espírito do Natal esteja presente no dia de Natal, com muito amor, paz e harmonia. Foi muito bom participar do seu blog durante este ano. Ano que vem tem mais :-). Um grande beijo e FELIZ NATAL!!

    ResponderExcluir
  5. Re Feliz Natal, Feliz Reveillon e Feliz 2013! Que Deus te guarde, te ilumine e te proteja. Obrigada por esse sorriso lindo , obrigada por ser tão legal e por ser minha amiguinha linda. Bjs Lana

    ResponderExcluir
  6. Oi Renata,adorei o post.Costumes e alimentos são realmente diferentes,mas curiosamente atraentes.Quero desejar pra vc um natal com muita luz,e saúde em tua vida.Que o nosso Deus,derrame muitas bênçãos sobre tua casa em 2013.Um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andea :) Que 2013 seja um ano abencoado pra vc tbm.Obrigada pela forca em 2012.Bjoss

      Excluir
  7. Estou chegando agora no Blog e achei muito bacana!
    Tenho interesse em conhecer mais da cultura sueca.
    Grande abraço e um Feliz Natal!
    Marcelo (www.bonavides75,blogspot.com)

    ResponderExcluir
  8. Achei suuuper legal voce fazer o post contando sobre o natal na Suecia! Muitos beijos e feliz Natal e um ano novo fantastico!

    ResponderExcluir
  9. Quanta delícia!!!
    Aqui é parecido com aí, também pudera, somos vizinhos, mas tem o ribbe, o pinnekjøtt e o lutefisk (esse eu nunca provei, os outros dois adoro).
    Bom, o lance de darem mais valor à festa, decoracäo e presentes, deve vir das raízes do natal, que era uma festa pagã, Jesus, o atual aniversariante, veio depois, então como pela Escandinávia a religião não tem um poder muito forte como tem em países como o Brasil, provavelmente as tradicões antigas (mas as bem antigas mesmo) ainda tem sua presenca. Sinceramente eu acho ótimo. Acho péssimo a malandragem da Igreja que roubou a data pra niver de Jesus, a outra pra ser a páscoa, outra pra ser o dia de São João, bem podiam eles ter seus próprios dias religiosos e ainda assim as festas pagãs sua presenca, tudo em harmonia, mas... Eu quero mais é aproveitar e celebrar. Já os presentes não fazem muito minha cabeca.
    Feliz Natal!
    Tudo de bom pra vocë e um 2013 perfeito.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Filha te desejo um lindo Natal com Magnus essa pessoa que esteve sempre junto,nas horas mais difíceis da sua vida ele estava do seu lado,foi a maior prova de amor,porque falar eu te amo é fácil,passar juntos por tudo isso é AMOR,esse ano eu só tenho que agradecer a Deus e as pessoas que estiveram com vc em pensamento e coração.
    Deus te quer sempre linda e vitoriosa e jamais ele me deixaria sem vc,com certeza o proximo amo vai ser de muita felicidade e toda dor e sofrimento que vc teve vão se transformar em bençãos vc vai ver.
    UM FELIZ NATAL COM MUITO AMOR,
    te amo muito filha,sempre juntas em pensamento com a certeza que em breve nos veremos,bjsssssssss

    ResponderExcluir
  11. Eitcha Renata, nem me fale nessas comidas! rsrsrs Aqui a fila de comida é grande também!!! rsrsrs Meu sogro já disse que a gente tem que ir no mar terminar de pescar as coisas pra ceia. rsrs :-) Quanto ao exagero de presentes... Aqui na Noruega, a idolatria do famoso Papai Noel e dos exageros de presentes também é demais. Aqui na sogra, quase nem tem mais espaco pra colocar as coisas. Jesus Cristo?! Nem sabem quem é, talvez ouviram falar em algum momento da vida. Mas é assim, né. cada povo com seu jeito e cultura. :-) Que Jesus Cristo possa nascer não só amanhã nos nossos coracões, mas todos os dias! Um grande beijo pra vc e Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  12. Renata, você conseguiu fazer um excelente resumo do Natal Sueco! Eu adoro Janssons Frestelse, os ovos, o salmão, o arenque... hmmm tão bom... Aqui em Portugal (onde estou agora!) comemos simplesmente bacalhau cozido com batatas cozidas e couve cozida. Tudo cozido! :D

    Já ouvi falar do Julbord do Ikea mas nunca provei, quem sabe um dia.

    Um Natal muito feliz para você, querida Renata. Muita alegria!

    Beijos


    ResponderExcluir
  13. Muito interessante ver como as culturas são tão diferentes né... Acho engraçado comer o mês inteiro a mesma coisa e na noite de Natal também! O legal normalmente é esperar pelos quitutes só na Ceia, mas cada lugar é um lugar! As comidas parecem ser gostosas, em especial aquele arroz doce com frutas (se forem vermelhas como na foto, melhor ainda)!
    Desejo pra vocês um Feliz Natal e um Ano Novo debaixo das bênçãos de Deus! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Renata...
    Conhecer novas culturas é sempre muito bom...Desculpa a ausência ...correria de fim de Ano...Mas não poderia deixar de passar aqui para agradecer por mais um ano que juntas estivemos compartilhando momentos de alegria. Espero que possamos no ano que se aproxima prosseguir compartilhando este carinho e amizade.
    Desejo do fundo do meu coração Um Feliz Natal com muito Amor, Paz , Saúde e muita Esperança...
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
  15. Oi Rê!
    Feliz Natal pra você, sua família sueca e sua família brasileira também!
    Que interessante conhecer as tradições de sua nova terra... Eu também não sou muito fã do peixe como é servido aí (geralmente smoked), mas com o tempo o paladar também se adapta. Impressionante isso.
    Quanto ao desligamento em relação ao real motivo de celebrar o Natal, eu sinto isso em todo canto do mundo. Até escrevi um post sobre o assunto. É tão fácil se distrair com tanta luz, tantos presentes, tanta coisa gostosa para preparar... Mas e o preparo espiritual?
    Minha familia e eu fizemos uma novena de natal e a oração nos preparou para o real motivo de celebrarmos o dia 25 de dezembro.
    Um beijo e um 2013 lindo pra ti!
    Márcia

    ResponderExcluir
  16. Minha querida e doce menina!
    Obrigada pela sua amizade e seu carinho durante esse ano...tornastes muito especial para mim.
    Na prece do Natal agradeci a Deus pela sua existência e por cuidar de ti com todo amor.

    Amei sua postagem... muito legal, conhecer como foi a ceia de Natal aí.

    Meu Natal foi muito lindo e feliz com a presença de Jesus e com toda família reunida.

    Um abraço carinhoso, dias abençoados felizes, repletos de paz, saúde,alegria pra ti e os seus!

    ResponderExcluir
  17. Nossa, que comilança...agora achei mesmo engraçado o lance do desenho do pato donald hahahah oh, um feliz 2013 e tudo de muito bom pro ano novo! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oiii

    ai que delicia! Fiquei com agua na boca!
    Deve ser muito legal a celebracao por ai, mas uma pena que se esquecem as vezes do real sentido...
    e voce como está?
    Que Deus te abencoe neste novo ano de 2013!
    bjsss

    ResponderExcluir
  19. Nossa Renata eu engordei só de olhar as fotos, hehehehe!!!

    Feliz 2013 para você e que Deus possa te encher de muitas alegrias, conquistas, saúde e que o ano de 2013 seja inesquecível com muitas lembranças boas!!!

    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  20. O LIVRO DA VIDA
    (ES.12)
    (JB.6.45) – ESTÁ ESCRITO NOS PROFETAS: (IS.34.16) - BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR E LEDE (ES.87.8) – AO ESPÍRITO DO NOSSO SANTO GUIA, NESTE MEU SER QUE É PREDESTINADO, RECOMPONDO ESSES CARACTERES, DESSA FORMA: (148 letras e 8 sinais)
    (JB.19.28)- Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado para se cumprir a Escritura, disse: (1SM.12.3) – Eis-me aqui, (DN.9.24) – para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna:(JB.8.25) – Que é que desde o princípio vos tenho dito? (LC.12.2) Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido:(LE.3.1) – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; (2PE.3.4) porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como desde o principio da criação:(AP.14.13) Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: (BC.4.4) – Ditosos somos, ò Israel; porque as cousas que agradam à Deus nos são manifestas: (JS.1.8) – Não cesses de falar deste livro da lei, antes, medita nele dia e noite, pára que tenhais cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; (JB.13.15) – porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também: (LC.16.17) – E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei: (ÊX.3.6) – Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: (EC.24.32) – Tudo isto é o livro da vida, e o testemunho do Altíssimo, e o conhecimento da verdade: (IS.46.8) – Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o à sério, ó prevaricadores; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: – (IS.24.5) – Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna: (SL.14.3)–Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; (SL.106.33)- pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (RM.6.19) - Falo como Homem por causa da fraqueza da vossa carne: (LC.16.9) – E eu vos recomendo: Buscai n’A BIBLIOGÊNESE DE ISRAEL, o poder do saber viver sob a proteção de Deus; (RM.8.22) – porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme, e suporta angustias até agora:
    ESCREVI ESSE RESUMO, AGINDO COMO UM DOS SANTOS PROFETAS, LENDO NOSSO CARATER, E CRIANDO O LIVRO QUE DÁ SENTIDO À SANTA VIDA, PELO SENHOR DEUS: ESSE SÁBIO PR OFETA É CRISTO, E TEREIS PODER: (IL.148.8)

    ResponderExcluir
  21. A MORTE DE UM REI IMORTAL:
    (MT.23.1) Então, falou Jesus às multidões e aos discípulos, (EX.1.16) Dizendo: (JB.12.23) É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem: (MT.15.10) Ouvi e entendei: (EC.37.28) A vida do Homem se encerra num certo número de dias; porém os dias de Israel são inumeráveis: (AT.20.10) Não vos perturbeis, que a vida nele está; (JB.5.26) porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo:(LC.13.27) Mas ele vos dirá: (JB.10.28) Eu lhes dou a vida eterna: (GL.2.20) Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim: (RM.6.19) Falo como Homem, por causa da fraqueza da vossa carne:
    Agora que o meu corpo já se curva ante o peso da idade, e já não dispondo de visão ocular suficiente para este Trabalho; penso que já é hora de retornar para a casa do nosso Pai Eterno, pois Sinto que já estou pronto para voar rumo à glória; (LC.22.37) pois vos digo que importa que se cumpra em mim o que está escrito:
    (SL.40.7) Então, eu disse: (IS.14.14) Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo; (SL.18.22) porque todos os seus juízos me estão presentes, e dos seus estatutos não me desviei:(SL.122.1) Alegrei-me quando me disseram:Vamos à Casa do Senhor:; ((1PE.4.17) porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada: EC..41.5) Não temas o decreto da morte: Lembra-te de todos aqueles que foram antes de ti e dos que virão depois de ti; este é um decreto que o Senhor pronunciou contra toda a carne: (JÓ.5.26/27)) Em robusta velhice entrarás para a sepultura como se recolhe o feixe de trigo a seu tempo: Eis que isto já o havemos inquirido e assim é; ouve-o e medita nisso para teu bem: (SL.116.15) Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus Santos: (JB.15.25) Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: (LC.19.9) Hoje houve salvação nesta casa; (LC.19.10) porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido:(TG.2.23) E se cumpriu a escritura a qual diz:(1CO.15.54) Tragada foi a morte pela vitória: (1JB.5.4) E esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé: (JB.15.13) Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos: (EC.11.24) A benção de Deus se apressa a recompensar o justo, e numa rápida hora o faz crescer (LC.22.69) Desde agora estará sentado o Filho do Homem à direita do Todo-Poderoso Deus: (JB.8.19) Eis em que deu a tua vida! E do pó brotarão outros; (LS.3.11) porque desgraçado é o que rejeita a sabedoria e a instrução, e a esperança deles é vã e os trabalhos sem fruto, e inúteis as suas obras: (EC.32.20) Aqueles que temem ao Senhor conhecerão o que é justo, e farão luzir as suas boas obras como farol: (OS.14.9) Quem é sábio, que entenda estas cousas; quem é prudente que as saiba; porque os caminhos do Senhor são retos e os justos andarão neles, mais os transgressores neles cairão: Quem revelará o nosso juízo final?... .

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Obrigada pela visita e volte sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...