oncontextmenu='return false'>

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Das papeladas que nunca acabam e me atormentam a cabeça



Embaixada do Brasil em Estocolmo

O meu visto de moradia e o meu passaporte estavam pra vencer agora em dezembro, sim eu estava quase sem lenço e sem documento então tive que renovar o passaporte primeiro pra depois correr com a papelada para renovar o meu visto.
Para renovar meu passaporte antes tive que entrar no site da embaixada preencher um formulário, pagar uma taxa de kr 800,00 e providenciar esses outros documentos AQUI.
Eu juro que tenho trauma dessas papeladas todas que parecem nunca ter fim e a impressão que me dá é que sempre está faltando alguma coisa pra eu ser alguém aqui  nessa terra.
Com tudo pronto fomos até a embaixada em Estocolmo e confesso que eu estava curiosa pra saber como seria o atendimento da embaixada do meu país aqui na Suécia, mas não me decepcionei fui bem atendida e o serviço foi bem rápido.
Depois de uns 15 dias o meu passaporte ficou pronto e chegou a hora de renovar o meu visto, fomos até o Migrationverket  e preenchemos um formulário chamado familjbevis, não fizemos nenhuma entrevista, mas pagamos mais uma taxa e preenchemos um formulário dizendo que continuávamos juntos e tal.
Pra mim foi uma surpresa porque eu achei que seria feita alguma entrevista com perguntas do tipo que lado da cama o loves dormia, comida predileta e os ‘detalhes tão pequenos de nós dois são coisas muito grandes pra esquecer ‘ mas graças a deus não tivemos que passar por essa.
Quando perguntei para o rapaz que me atendeu sobre de quanto tempo seria o meu próximo visto ele respondeu que eu talvez tivesse a possibilidade de pegar o visto permanente, coisa que a Suécia em caso de união estável (sambo) costuma dar depois de 2 anos ou 3 anos mas no meu caso como o meu primeiro visto só foi de um ano e meio e o tempo que morei aqui sem visto não conta talvez eu tivesse que esperar mais um ou dois anos até o permanente.

Na volta pra casa ainda comentei com o loves:
 - Tu já  pensou se depois dessa trabalheira toda eles fizerem a sacanagem de me dar só um ano de visto de novo.
 
Dito e feito, depois de 15 dias vem à resposta!
Visto de moradia e trabalho só até dezembro de 2013
Ahh , Se eu fiquei puta da vida? Imagina  eu nem queria mesmo...

25 comentários:

  1. Nem me fale nessa burocracia toda. Estou numa novela mexicana tentando renovar meu passaporte e vou te contar hein…Primeiro foi a greve da PF, depois vieram as eleições e eu tive que esperar pra poder justificar, e depois foi um tal “problema técnico” na impressão dos passaporte, e o consulado aqui, onde só há pessoas “super simpáticas”, rs, simplesmente parou de emitir passaportes por mais de 1 mês!

    Eu sempre tenho a mesma impressão que você, de que vou esquecer de algum papel. Além disso até hoje não consigo entender a relação entre votar/não votar e renovar passaporte. Isso é coisa de país atrasado, isso sim!

    Quanto ao visto, entendo bem a sua dor de cabeça e a gastação de dinheiro. Isso sem contar que por mais que a gente saiba que está tudo em ordem, sempre dá uma certa ansiedade, né?

    ResponderExcluir
  2. Ah mas isso acontece com mais frequência do que imaginamos, muitas pessoas reclamam da burocracia e estao cobertas de razao. É um absurdo! Pior que vc tem q levar tudo q precisa, o q vc acha q tbm precisa e ate msm aquilo q vc tem ctz q nao precisa... pq neh?

    Mas fica tranquila q isso nao acontece soh com vc nao e da px vez nao fala nada mulheeeer!! kkkk

    Beijao!!

    ResponderExcluir
  3. Aff Renata que coisa,so um ano?
    Eu me sinto assim como voce,a gente passa por cada uma e eu tenho tanta raiva quando as pessoas dizem que to numa vida boa como se tudo aqui fosse so maravilha,mas so nos sabemos o que passamos,daqui a dois anos vamos ter que fazer a mesma coisa pra provarmos que ainda estamos juntos e espero que tbm nao nos perguntem em que lado da cama dormimos kkk,mas ao menos voce esta com o visto,no proximo ano as coisas ja tem mudado bastante e provavelmente seu visto tera mais duracao,a parte boa 'e que voce ficara livre de resolver papeladas pelas proximos meses.Bjao :*

    ResponderExcluir
  4. Renata que maratona!E só por um ano! Ah! Ninguém merece! Mas pelo menos você conseguiu resolver tudo! Agora é só curtir que o Natal já tá ali na esquina! :-) Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Rê, reclama não!! Quando algo não acontece do jeito que queremos devemos pensar: poderia ser pior... ;)
    Eu depois de um ano de casada ainda não tenho meu visto nem de um ano, nem de 6 meses, nem de nada!!! --'
    Estou quase declarando ódio a Noruega! Hahahaha

    Aproveita bastante esse ano sem burocracia!! ;)
    Boa sorte ano que vem!! ^^

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. É incrível como eles arrumam tantos tipos de documentos e formulário para preencher. Meu novo visto vou ver ano que vem e se Deus quiser, vou ter o meu meu visto de permanencia. Quando chegar a hora vou postar tambem. Mas o que a gente nao faz, pra viver com o nosso amor nao é mesmo?

    ResponderExcluir
  7. O seu visto provisório foi só de 1 ano e meio? O meu foi de dois anos. Eu pensei que depois desse primeiro visto já vinha direto o permanente, e depois de 3 anos já podia tentar obter a cidadania. Pelo jeito eles escolhem...

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Josy o meu visto foi só de uma e meio por causa da validade do meu passaporte na época, qto a cidadania eu já não sei mais nada pq cada um fala uma coisa diferente.
      Bjoss

      Excluir
  8. Re, aqui também é mais ou menos o mesmo esquema. Parece que íam mudar uns procedimentos, então pode ser que esteja diferente agora. Quando cheguei, tive visto por 1 ano. Depois renovaram por mais 2 anos e meio mais ou menos, renovei de novo e ganhei mais 3 anos e antes que vencesse, pedi a cidadania. Mas realmente não existe um padrão, teve gente que renovando depois de 1 ano aqui, ganhou 2, 3, 5 anos! Pois é...sei lá qual é a dinâmica rs...o importante é que foi tudo renovado, isso é um alívio! rs Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Renata!! Olha neste ponto não posso reclamar nada da Suíça, pois COMIGO tudo sempre funcionou dentro da ordem :-). A renovação do meu visto é tão simples... eu só preencho um formulário, envio e espero pela carta avisando que meu documento está pronto!! AH, claro que tenho que pagar. O único incoveniente é que nos 5 primeiros anos o visto precisa ser renovado anualmente, depois posso requerer um visto permanente. Ah, em janeiro tb preciso renovar meu passaporte. Bjss

    ResponderExcluir
  10. Ai nem fala sobre renovar passaporte, visto e documentos pra ser "gente" em terras estrangeiras, aqui nao e muito diferente dai nao, ate agora ja faz uns 7 meses esperando pelos meu GC, mas enfim um dia essa tormenta acaba pra gente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Ai Rê. Esses problemas com imigraçao é ums saco em todo canto. Aqui tb passei por poucas e boas.
    Ainda bem que vc conseguiu o visto, mas ia ser bom se fosse permanente, né? Hihihih.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Posso falar??? NEM ME FALE EM PAPELADA!!! Tenho trauma eterno!!! E aqui não rola esse negócio de quebrar galho ou sei lá o q. Vale o q está escrito. De uma certa forma, até nos dá um pouco de seguranca, né... Ou não?! rsrsrsrs Mas pelo menos você conseguiu resolver e tudo ficou ok! Isso é o que importa!!! :-) Aproveite esse mais 1 ano pq muitos outros estão por vir!!!
    Beijooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  13. Desse problema graças a Deus jà estou livre, pq depois que casamos recebi o permesso di soggiorno, mas, enche o saco correr atràz para conseguir essas documentaçao. pra casar foi outro protocolo, mais ainda n terminei, em fevereiro faço 2 anos de casada, dai vou entrar com pedido de cidadania...
    essa è a nossa novela de estrangeiras....bjsss

    ResponderExcluir
  14. Ao ler este post sinto-me grata pelo belo dia em que Portugal entrou na União Europeia. Eu detesto burocracia e papelada e eu posso apenas imaginar a frustração que deve ser lidar com tudo isso... Mas há que pensar positivo, agora você tem um ano inteirinho sem papeladas, enjoy muito! Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Eta flor... não fique assim, já já passa este ano e mais um e aí visto permanete, se Deus quiser... tudo na vida tem seus dessabores né?! fazer o que...
    o importante que agora você tem um intervalinho de 1 ano pra deixar essa chatisse de burocracia de lado e curtir seu LOVE!!!
    beijosssss, ah! hoje se der vou contar como foi meu niver lá no blog, mas o post deve sair amanha....

    ResponderExcluir
  16. AFfffffff nem me fala... E eu aqui q entrei com pedido para estudar noruegues e o maximo q eles dão é um ano e eles me deram 7 meses AHAHHAHAH ai logico q eu tive q entrar com pedido para renovar por mais 5 meses e nisso lá se foi 2500 kr AHAHHAHAH. Só rindo mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Rá , rá , rá !!! Nem queria mesmo foi ótimo ! Essa Renata !!! Rs ... Que bom saber que você encarou isso com bom humor , estou feliz por você ! Bj Lana

    ResponderExcluir
  18. ihhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh Renatinha olha deste qto casei c um italiano minha vida è ir atras de documentos,eles fazem de tudo mesmo p achar uma virgula pra dizer esta errado falta isso etc ...Affff meu Deus!!O meu permesso tem validade de 2 anos(isso pq sou casada c um italiano)ou seja daqui dois anos tenho que refazer tudooooooooo de novo as papeladas!!!que nao è nada facil refazer,depois que eu casei ate policia veio aqui em casa p controlar se meu casamento era verdadeiro(pq tem pessoas que fazem casamento de finta(mentira) so pra ter o permesso,o policila veio controlar 3 vezes,e mesmo assim me deu um "permesso" de so 2 anos!!!o meu codigo fiscale (seria o nosso cpf) tem a mesma validade do permesso 2 anos,ou seja tbem tenho que refazer,se eu nao refaço meu codigo fiscale noa posso nem andar ao medico pq preciso dele p poder ser atendida,agora tbem vence meu passaporte infelizmenteeeeeeeee ja comecei a correr atras das papeladas,aff as vezes penso que è mais facil prender um aereo e ir fazer documentos no brasil....vce nao esta sozinha nesta guerra na amore heheh

    ResponderExcluir
  19. Eu sei muito bem o que é papel...e como eu sei viu?..muitas informações que não batem e voce gasta muito sem necessidade, gasta alem de dinheiro, gasta o seu tempo e tambem o seu lado emocional que fica abalado... e aí ja não vale mais nada...tem que começar tudo de novo...muitos amigos que fingem querendo ajudar, não sei se por maldade, sacanagem ou coisa parecida, mas é muito ruim brincar com a vida dos outros...

    ResponderExcluir
  20. Renatinha!
    Considero bastante evoluído por parte da Suécia aceitar a união estável (casamento informal).
    As meninas da Noruega precisam se casar às pressas...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  21. O Consulado Brasileiro aqui na Suíça (de Zürich) é bem tranquilo pra renovar passaporte. O marido foi renovar esses dias lá e já saiu com o passaporte novo no dia! O visto de residência que é mais chatinho mesmo, por enquanto temos que renovar anualmente :(
    Faz parte do processo de morar tão longe né!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Você poderia me enviar seu e-mail ou alguma forma de contato?
    Queria tirar dúvidas sobre a carta convite p/ Dinamarca: se tem modelo específico ou se pode ser modelo de outro país mesmo.
    Obrigada
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carta convite é a mesma pra qualquer país, aqui no blog tem um modelo nesse link aqui
      http://passaportelove.blogspot.se/2011/03/modelo-carta-convite-em-ingles.html
      Espero ter ajudado.
      Abraços

      Excluir
  23. Scusaaaa Renata, mas... vc nao pode solicitar a cidadania? Pede logo menina!!! :)
    Eu estou aqui na Italia na correria com a papelada pra justamente evitar esse problemao depois.
    Mas aqui as coisas sao meio loucas, eu que me casei aqui na italia tive um visto de moradia de 5 anos, minha amiga que casou no Brasil com um italiano, em menos de 1 ano de casada teve que renovar... coisa doida ne?
    Bjssss

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Obrigada pela visita e volte sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...