oncontextmenu='return false'>

sábado, 19 de janeiro de 2013

Musicas suecas



Quando eu cheguei ma Suécia eu não sabia nada sobre musica sueca e o estilo de musica dos suecos eu sabia sobre o ABBA e a Roxette, mas ambos só cantam em inglês assim como uma grande parte dos cantores suecos, segundo eles cantar em inglês é uma forma de expandir a musica para o restante do mundo.
Ouvir musica em sueco me ajudou muito no aprendizado do idioma, eu procurava por musicas que me agradavam e escutava umas 10x e tentava traduzir sozinha e repetir a pronuncia, e o que era somente um treino acabou me fazendo descobrir que existem alguns cantores suecos que eu simplesmente adoro.
Aqui na Suécia é quase coisa do passado comprar CD, embora a pirataria não seja comum por aqui eles usam um site chamado Spotify onde é só escrever o nome do artista que é possível ouvir todas as músicas da carreira do mesmo em qualquer computador ou smartphone.
Ao escutar algumas músicas vcs vão perceber que existe uma certa melancolia na maioria das letras e o mesmo acontece com os poucos livros suecos que eu já lí, eram extremamente tristes(pelo menos pra mim) mas no meio dessa dor de cotovelo toda tem algumas músicas animadas e até em ritmo de rap e bossa nova.
Claro que nenhum deles se comparam ao meu maravilhoso Ed Motta mas eu abro o meu coração e ouvidos para novas vozes
Vou escrever uma lista de alguns cantores suecos que são mais populares e quem tiver interesse em aprender a língua pode se deliciar com essas musicas.

Sylvia Vrethammar (Essa cantora já esteve no Brasil e canta bossa nova)
Miss Li (Ela canta em ingles, mas adoro tanto as músicas dela que não podia deixar de colocar nessa lista)
Salem (keep on walking, minha musica favorita)

E vcs!!Qual é o seu cantor(a) favorito? Nacional e internacional, e qual é o cantor mais famoso no país em que vcs moram?


30 comentários:

  1. Aqui no Brasil eu amo a extinta Legião Urbana e internacional eu gosto de vários, vou citar Laura Pausini (italiana) e Tamer Osny (egípcio) gosto mto desses, não conheço nenhum sueco, vou dar uma ouvida na tua lista ;)

    ResponderExcluir
  2. Tem Basshunter tbm, Swedish House Mafia, Abba , Roxette .... haha...legal, acho que estarei indo para Suécia em Março ou Abril se o visto ficar pronto a tempo. Bom fds Renata....

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei seu post!!! Eu poderia sim fazer um post sobre a musica holandesa que tive contato quando morei por lá!!!E certeza de que irei escutar um pouco dessa musica sueca, adoro musica em outros idiomas.

    ResponderExcluir
  4. Nossa só conheço Abba e Roxxete e nem sabia que eram suecas (Culpa deles rs !!!)
    Conheci várias bandas alemãs e cantores legais também :Luxuslärm, Silbermond ,Rosenstolz ,Juli , Die Ärzte
    Peter Fox ,Clueso , Xavier Naidoo ,Söhne Mannheims ,Tim Bendzko.
    Não tenho música preferida ,porque simplesmente amo músicas .
    Agora eu vou ali escutar música sueca !

    ResponderExcluir
  5. Renatinha, minhas bandas preferidas do Brasil são Engenheiros do Hawaii e Los Hermanos, sem sombra de dúvidas eu me emociono, piro, viajo com as músicas dessas bandas.
    Já música americana... não consigo ter um favorito. Acho q n dá! hehe

    TB aprendi inglês por causa das músicas. Fazia o mesmo q vc fez com as músicas daí. :)

    Beijooo!

    ResponderExcluir
  6. Eu AMO música sueca, e os meus cantores/bandas favoritas que cantam em sueco são: Kent, Håkan Hellström, Markus Krunegård, Veronica Maggio e Laleh! Adoro bandas escandinavas no geral, e também adoro músicas dos anos 60 e 70. beijos :)

    ResponderExcluir
  7. Ameiiiiiiiii!!!
    Minha historia com o italiano foi como a sua com o sueco... a musica nos ajuda muito a aprender um novo idioma. Aprendi seja ingles quanto italiano com a musica, pois nos ajuda a desenvolver o vocabulario.
    Aqui na Italia eu escuto Luciano Ligabue, Elisa, Litfiba, Negramaro, Negrita...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Morria e nao sabia que Roxette e ABBA eram da Suecia...rs...No Brasil eu gostava de tantas bandas como Titas, Skank e outras mais e por aqui e tanta gente famosa e popular que nem sei listar qual e mais popular agora...rs...Mas a minha banda favorita internacional nem e daqui e da Irlanda que e o U2 ai como amo eles...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro Miss Li, mas sou apaixonada por Häkan Hellström, música sueca é uma das melhores.

    ResponderExcluir
  10. Eu AMO música sueca, principalmente Hakän Hellström e Miss Li.

    ResponderExcluir
  11. Música, sem dúvida ajuda no aprendizado de um novo idioma! Por causa do alemão, passei a gostar do grupo Toten Hosen e do Ich und Dich (ambos alemães), já na Suíça, gosto muito do ritmo do BLIGG que é um cantor bem bacana, mas ele canta no dialeto e eu fico tentando entender "lo que pasa", hahahahaha. Bjs Renata e boa semana!!

    ResponderExcluir
  12. Renata,
    adorei esse post! É uma ótima oportunidade de conhecer outros artistas :-)
    Gosto de Miss Li e Mando Diao. Não estão na sua lista (talvez porque eles cantem em inglês rsrsrs), mas são artistas suecos que eu gosto bastante: The Knife, Fever Ray e Lykke Li.
    Aqui na Alemanha há uma grande variedade de música e fica difícil escolher um artista favorito... Die Ärzte, Cro, Tim Bendzko, Ohrbooten, 2Raumwohung, Silbermond, Knorkator, Seeed... e tantos e tantos outros ;-)
    Bjs,
    Lu

    ResponderExcluir
  13. Oi Renata!
    Que interessante vc mencionar o Spotify! Ganhei de um amigo sueco 6 meses de Spotify premium de Natal :)
    Mano Diao é muito legal. Há uma cantora sueca que eu amo demais, inclusive estou a ouvindo agora. Se chama Sophie Zelmani. Melancólica até a última gota, mas linda de se ouvir!
    Tenho ouvido muito uma banda brasiliense de reggae chamada Natiruts.
    Som de verão, Rê!!!
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
  14. Querida amiga!
    Muito legal ler seu post!
    Se você soubesse o quanto amo a ABBA,
    em dezembro passado assisti o Musical Mama Mia. Adorei!
    Abraços! Uma semana abençoada e feliz pra ti.

    ResponderExcluir
  15. A Suécia tem tantos artistas talentosos... dá para descobrir um novo a cada semana ;)
    Sua listinha vai me deixar ocupada por um bom tempo!

    Agora, música brasileira, eu tenho ouvido bastante SILVA - é um mistura bem inusitada. Para quem tem Spotify, o cd inteirinho está lá :)

    Beijos,
    Raquel

    ResponderExcluir
  16. Renata, fiquei super curiosa para ouvir música Sueca agora, já estou procurando tudo no youtube ;) Eu amo música, meu repertório é bem amplo, mas sueco é uma língua que nunca tinha escutado música antes! Obrigada pelas dicas Bjsss

    ResponderExcluir
  17. Por aqui todo mundo é louco pelo Michael Bublé! Os cds dele de Natal vende que nem água, hahahaha!

    ResponderExcluir
  18. Oi Renata! Por aqui ouve-se sem parar uma cantora chamada Giorgia e eu estou louquinha por uma música dela que se chama TU MI PORTI SU é super dançante e não tem como ignorar pelo menos mexer a cabeça como um daqueles cachorrinhos que enfeitam o carro! LOL Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu mi porti su, e poi mi lasci cadere....
      Muito fofa a Giorgia, Floooor!!!

      Excluir
  19. Oi Re! Quanto tempo!

    Esse nome Melissa Horn nao me è estranho... depois vou fazer uma pesquisa pra ver de onde è que eu conheço. Eu tambem ouvia musicas italianas pra treinar a pronuncia, um dos que eu mais gostava era Tiziano Ferro (ele canta aquela musica de uma novela em que tinha um padre, que era um ator italiano - a musica dizia "Scusa se ti amo... e se ti conosciamo da due mese o poco piùùùùùùùù)
    O Tiziano tem uma otima dialetica e quase nenhum acento, como no caso de Conciante ou Eros Ramazzoti, por exemplo. (Alias, Eros sò è fanho quando canta, quando fala è normal! Vai entender)
    Aqui o cantor mais famoso acho que è Zucchero... eu odeio as musicas dele, mas os italianos adoram.
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Rê! Aqui nas Norge eu AAAAAMOOOO o Bjørn Eidsvåg. Tem mais uns outros tbm bem legais que eu gosto, mas Kurt Nielsen e Karpe Diem são os que se destacam. O marido é APAIXONADO por música, então fds é um programa certo ouvir música com um bom vinho e lareira. rsrsrs Todo sábado aqui tem um programa chamado Hver gang vi møtes, onde 7 cantores norueguês famosos cantam músicas uns dos outros. Cada sábado 1 cantor tem o prazer de ouvir suas músicas serem cantadas pelos outros cantores numa versão diferente. MUITO LEGAL!!!
    Beijooooo

    ResponderExcluir
  21. Renatinha... Sou um fracasso para músicas. Sou mais visual que auditiva.
    Amo o grupo ABBA!
    E adoro músicas infantis. Vale? Diz que sim!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  22. Menina, eu amo a Sonja Aldéen!! ...
    Daqui da noruega eu gosto muito do Morten Harket (claro), Kurt Nilsen, Madrugada e D.D.E. ( que é meio country, meio sertanejo noruegues)!!..
    Beijão

    ResponderExcluir
  23. Alexandre Pires e não sei o internacional, não consigo me decidir!

    ResponderExcluir
  24. Interessante Re. Eu nunca tinha escutado musica sueca (sem que fosse em ingles). Vou dar uma olhada depois pra ver se acho algumas que voce postou (se nao esquecer neh, ando com a cabeca meio zureta por causa da faculdade). Li seu post do "me abana", menina medicacoes tem o poder de fazer cada coisa com a gente neh? haha. Que bom que as sessoes de radio nao sao tao ruins quanto as de quimio!!!!
    beijinhoss

    ResponderExcluir
  25. OI Renata, td bem?? Meu nome é Tatiane, e achei seu blog na busca do google, e simplesmente passei a tarde toda lendo, não consegui desgrudar dele, rsrs ainda não li todas as postagens, mas o pouco que eu li parecia até que já era uma amiga intima sua, rsrs. Você é uma pessoa muito extrovertida e cativante, e por isso acho que me prendi tão fácil ao blog. eu já estive na Suécia 2 vezes, e agora estou indo novamente, e é muito bom compartilhar das experiencias, e ver as pessoas que conseguem vencer as diferenças de se viver em outro país que por sinal bem diferente do nosso em muitos aspectos horas positivos, hora negativos. gostaria de manter sempre contato com vc. Tenho uma irmã que reside na Suécia mas sempre bom contar com as experiencias de pessoas de fora da família tbem. Adorei seu blog, e espero que vc continue sempre escrevendo por aqui :)

    ResponderExcluir
  26. OI Renata, td bem?? Meu nome é Tatiane, e achei seu blog na busca do google, e simplesmente passei a tarde toda lendo, não consegui desgrudar dele, rsrs ainda não li todas as postagens, mas o pouco que eu li parecia até que já era uma amiga intima sua, rsrs. Você é uma pessoa muito extrovertida e cativante, e por isso acho que me prendi tão fácil ao blog. eu já estive na Suécia 2 vezes, e agora estou indo novamente, e é muito bom compartilhar das experiencias, e ver as pessoas que conseguem vencer as diferenças de se viver em outro país que por sinal bem diferente do nosso em muitos aspectos horas positivos, hora negativos. gostaria de manter sempre contato com vc. Tenho uma irmã que reside na Suécia mas sempre bom contar com as experiencias de pessoas de fora da família tbem. Adorei seu blog, e espero que vc continue sempre escrevendo por aqui :)

    ResponderExcluir
  27. Oi Rê! olha sou fã de carteirinha do abba e do roxette....adoro! Há uns anos atrás tive um correspondnte sueco..que me enviou umas musicas...lindas...como o computador pifou..perdi as musicas...nem sei que cantava! Mas aki na Bulgaria...o cantor mais famoso é o Aziz...assiste oclipe
    http://www.youtube.com/watch?v=46nMM_Zsap0
    mas nao se assuste...ele é assim mesmo! assita e confira!!! super exótico!
    meus cantores favoritos sao bomjovi (linnnndddoooo)..marisa monte...e confesso : fabio jr..adoro! roupa nova...e os bregas dos anos 80! kkkkk sim eu adoro musica dos anos 80bem breguinha mesmo...tipo Adriana...lembra? pois é ...cresci assistindo Clube doBolinha! kkkkkkk bjao

    ResponderExcluir
  28. Flor, se sabe que ate hoje nao sei de artistas alemaes... cantores atuais e claro...
    Brasileiros adoro Marisa Monte!!! MPB...
    Estilo gosto muito de Jazz...
    Ouco musica classica...
    Ixi sou bem ecletica amiga...
    beijocas

    ResponderExcluir
  29. Ola?gostei mt do teu blog,eu pesquiso mt sobre a Suecia,pois cresci ouvindo Abba,e sou fanatica por eles,e especialmente pela Agnetha Faltskog,as cancoes antigas dela sao mt lindas e em sueco. O novo cd dela entitulado A,foi gravado em ingles,em 2013.bjs para vc,e parabens pelo blog! Moro em Montenegro,RS,pertinho de Porto Alegre.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Obrigada pela visita e volte sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...