oncontextmenu='return false'>

domingo, 15 de setembro de 2013

SAS - Sueco como segunda língua

Se fosse o caso de seguir uma sequencia a risca eu já teria que ter feito esse curso de sueco como segunda língua há um certo tempinho mas como eu não estava nem um pouco afim deixei pra comecar somente agora pois já está mais que decidido que eu não vou me stressar por conta de idioma e nem sair fazendo todos os curso um atrás do outro sem ao menos estar preparada.
Depois que eu terminei esse curso AQUI e comecei a fazer o meu estágio já emendendando pra o trabalho de verão senti um progresso enorme no meu desenvolvimento com a língua, não só no vocabulário mas na perda da timidez e no ganho de auto confianca coisa que escola nenhuma dá, então por essa razão eu nunca me senti estagnada ou atrasada pelo fato de não estar estudando.
Depois do curso SFI ( curso de sueco basico dado gratuitamente para quem muda pra Suécia com determinados tipos de visto como por ex :lacos famíliares ou esilados) curso que eu O-D-I-E-I mas não tinha como fugir dele, vem outros cursos pra quem quer continuar a estudar para aprimorar o idioma ou até fazer uma universidade.

Então depois do SFI a sequencia é :

SAS G- Sueco como segunda língua curso fundamental, é o curso que eu estou fazendo e achando relativamente fácil.

SAS A- Curso que equivale ao ginásio daqui mas isso eu não acredito nem a pau pois com certeza deve ser mais light para nós estrangeiros.

SAS B- Depois desse curso já pode entrar numa universidade sueca.
 
Inclusive dependendo da carga horária que a pessoa estudar é possível receber uma ajuda de custo, agora só não me perguntem sobre o valor pois vários fatores como: filhos e escolaridade por ex contam na hora da contagem, lembrando que essa graninha é só pra quem tem visto permanente.
Eu não sei ao certo quanto tempo leva para terminar os 3 níveis mas o curso que eu comecei agora o vai até 27 de janeiro de 2014, pode ser feito da forma convencional ou a distância com suporte on line o que não impede que vc assista as aulas todos os dias caso sinta necessidade, a escola está sempre aberta com professores a disposicão.
O livro escolhido tem um método de ensino até que interessante mas como não conheco os outros livros do SAS adotados pelas outras escolas não sei se esse livro é dos melhores, a única coisa que eu sei é que ele foi bem caro na minha opiniâo, porém, caso alguém queira baixar livros de línguas estrangeiras esse site AQUI tem bastante.


Livro SAS Grund
Eu estou adorando a nova escola e parece que dessa vez os meus colegas e classe são mais civilizados, a turma é interessada e o pessoal não está lá só porque o governo obriga.
Na minha turma tem um romeno que mandou eu abracar uma árvore toda vez que tivesse stressada, um colombiano que fala portugues fluente porque viveu no Rio de Janeiro durante anos, uma africana que fica me olhando com cara feia, outra garota da Inglaterra que fala pelos cotovelos, um povo do Iraque, Arabia Saudita, India, uma brasileira e os outros eu ainda não descobri de que planeta vieram.
To gostando da escola, dos professores e principalmente da forma que eu estou lidando com o curso, sem me cobrar tanto, sem stress e ataques de pelancas ...dessa vez está tudo indo bem :)

17 comentários:

  1. Africana olhando feio? Oxe! Olhe feio pra ela também. Hahahahahahhahaha. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsr sim já estou até treinando umas caretas no espelho rsrs, bjoss

      Excluir
  2. Oi amiga quanto tempo nao venho aqui. Eu aqui so fiz 2 cursinnhos rapidos no primeiro ano e nunca mais voltei. Nada como a pratica do dia a dia. Voce falaum pouco de ingles ai? Como voce se vira? Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim gaucha faz um tempo que vc n vem aqui e faz um tempåo que eu não posto tbm, então os suecos falam muito bem inglês mas mesmo assim saber o idioma do país é super importante, eu me viro bem no sueco e espero que esse curso me ajude a melhorar mais ainda.Bjoss

      Excluir
  3. Excelente sorte com o novo curso, Renatinha!

    Olha, aqui no interiorrrrr, tem gentarada de tanto lugar diferente assim não. Só uns nordestinos... de estrangeiro, só um funcionário português na oficina do Par.
    Deve ser uma ebulição de sentimentos estar com este povão tão diverso.

    Beijoquinhas!

    ResponderExcluir
  4. Amei o link com milhares de livros para download. Já quero todos ehehheheheh

    ResponderExcluir
  5. Boa sorte no novo curso! Eu adoro a integração com outras culturas, por mais que algumas pareçam bem estranhas para nós, dá sempre para conhecer algo novo. Aproveite o curso :-). Bjs

    ResponderExcluir
  6. É isso aí, Renata...vai sem pressa mesmo rs Que grupo grande este, hein? Mas legal que o grupo parece ser único no sentido de interesse nas aulas...é duro quando vc leva a sério e tem meia dúzia que atrasa tudo...eu já peguei muita bronca aqui com escola, cursos por causa disso. Bons estudos! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Acho que a gente aprende mais outro idioma na "vida normal" que na escola em si, mas aprender a gramatica, e outras coisas ajuda bastante a falar certinho. Desde que me mudei pra ca eu venho fazendo um curso atras do outro, mas agora me bateu um sentimento de to de saco cheio sabe, lidar com pessoas de outros paises e meio chato e aqui e todo mundo tao competitivo, e uma mentalidade de tentar sobresair sobre as outras pessoas e ai ja viu com fica ne, vira um fogueira de vaidades. Que bom que sua turma parece que esta todo mundo interessado e a moca que te olha de cara feia, olha de cara feia de volta que ela para...kkkk. Boas aulas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. q legal! queria voltar a estudar, mas to sem tempo por causa o trampo, aproveite :)

    ResponderExcluir
  9. hahaha!
    Como assim colegas mais civilizados ????
    Que maldade !
    hahaha!

    Tenho certeza de que você se sairá bem porque você já começou com o coração aberto e o pensamento positivo. Gosto tanto disso em você ! ...
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Boa sorte no seu curso Re!

    "o pessoal não está lá só porque o governo obriga" não sabia que o governo obrigava o estrangeiro a aprender a língua.... interessante e relevante! ;)

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Que bom Renata!
    Eu sei que o italiano està muitooooo longe de ser dificil como o sueco, mas eu tb nunca fiz questao de frequentar cursos!
    Ano passado, comecei a fazer um curso gratuito em uma escola aqui no bairro, mas foi um fiasco, pois cada um em um nivel diferente e entao eu sentia que tudo que eles ensinavam eu ja estava careca de saber e por isso acabei deixando p la.
    O meu problema com o italiano nao è o vocabulario em si, mas a pronuncia, que è carregada do sotaque do portugues... mas enfim... o importante è comunicar-se perfeitamente, e isso eu faço!
    Que bom q vc està se dando bem, e sei que vai ser um otimo meio de conhecer gente nova!
    Tudo de bom!!!!
    Beijoca

    ResponderExcluir
  12. Deve ser bem legal aprender sueco. Um novo idioma sempre abre muitas portas, não só na parte profissional, mas também pessoal e cultural. Mais legal ainda por ser um idioma que pouquíssimos brasileiros entendem. Bons estudos!!

    ResponderExcluir
  13. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  14. Olá gosto muito do seu blog!! E só uma pequena correção, para entrar na universidade tem q fazer até o SAS C ou SAS 3. Te desejo muita sorte e muita paz!!Continue c seu blog! Adoro seu jeito de escrever e admiro sua força! Bjs Ivana de Estocolmo

    ResponderExcluir
  15. Olá Renata, achei seu site buscando informações sobre casamento na Suécia. Dei uma volta pelo seu blog e achei bem legal a as suas descrições sobre sua vida na Suécia. Minha curiosidade se dá,porque agora namoro um sueco. Bom, não falamos de casamento mas (cá entre nó este é meu sonho com direito a véu grinalda e tudo mais) quem sabe no futuro... Em dezembro deste ano estou indo conhecer os pais dele e aproveitar o inverno na terra dos vikings. Quem sabe vc não tenha umas dicas para me dar?" O meu email é tatianess@yahoo.com.br. Abraços

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Obrigada pela visita e volte sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...