oncontextmenu='return false'>

domingo, 27 de outubro de 2013

Um post sobre amizade.

Creio que a maioria dos expatriados tem uma certa dificuldade no quesito amizade, talvez pelo fato de se sentir um peixe fora d´agua dentro de alguns assuntos, bom pelo menos comigo foi e é assim.
O fato de ser filha única e estar acustumada com a solidão me ajudou bastante nos meus primeiros 2 anos aqui na Suécia, o namoridão era o melhor amigo de todas as horas desde de que eu não pedisse pra ele entender sobre TPM ou conversar sobre as mais novas tendências de cabelo e moda e muitas vezes o fato de tentar fazer com que ele preenchesse essa minha carência nos custou muitas discurssões.
Pouco a pouco através do blog e comunidades do facebook fui conhecendo algumas brasileiras de Stockholm(nunca de Uppsala) com algumas me decepcionei e com outras continuei a amizade.
Conheci várias brasileiras que não queriam amizade com Brasileiras, competiam o tempo todo ver quem tinha o marido mais bonito, mais rico, quem falava mais o idioma, quem morava no país a mais tempo...enfim, isso foi me decepcionando tanto que eu já tinha me contentado com a meia dúzia de gato pingado que eu tinha conhecido e via uma vez na vida e outra na morte.
Eu nunca fiz questão de que minhas amigas fossem brasileiras, pelo contrário, tenho duas amigas do Marrocos que adoro de coracão, mas a conversa com elas é diferente, tem o fator da religião, do idioma e apesar delas terem me adotado eu sempre senti que faltava alguma coisa.
Só que de um ano pra cá apareceu 5 brasileiras em Uppsala e já temos um grupo formado, não me perguntem como aconteceu pois nem eu sei como foi, conheci uma, depois apareceu outra, depois a Daiana do Rastro pólen me escreveu, depois mais duas no curso novo, resumindo somos 5 Uppsaletes muito faladeiras que adoramos nos encontrar pra tomar umas biritas.
Não sei se seremos amigas para sempre forever e pode até ser que um dia apesar de toda minha classe e requinte eu escreva um post aqui no blog xingando todas elas de palavras de baixo calão até a terceira geracão, porém, hoje posso dizer que eu estou muito feliz em te las por perto e amanhã a Deus pertence.
E aproveitando a nuvem positiva da amizade que está em cima da minha cabeca, aproveitei pra visitar uma amiga querida que trabalhou comigo no navio em 2008 e desde então nós nunca mais nos vimos e só mantemos contato através da internet, hoje em dia ela mora na Dinamarca que é aqui do lado da Suécia e é lógico que eu fui lá matar a saudade, foi um final de semana super agradavél.
E como coisa boa atrai coisa boa tenho que dizer que os meus dias frios, escuros e molhados de outono tem sido muito bons, finalmente consegui o meu visto permanente de moradia, to conseguindo levar o curso apesar das leituras cansativas, comprei as passagens pra passar as festas de final de ano no Brasil e o resto das coisas como são apenas projetos então vou escrevendo conforme eles forem se realizando, então pessoal, se eu não escrever nada é porque cagou tudo mesmo.
Eu sei que é um saco eu ficar toda hora me justificando o porque da escasses dos meus posts, entretando preciso confessar que eu me sinto mal em ficar escrevendo um post atrás do outro me sentindo o Arnaldo Jabor da blpogsfera sem retribuir os comentários e sem saber o que está acontecendo com as blogueiras que eu gosto tanto de ler, isso não é uma questão de toma lá da cá mas sim de respeito e carinho pelas pessoas que lêem as besteiradas que eu escrevo.
Uma coisa que eu percebi foi que muita gente trocou a blogsfera pelo instagram ???? É??? Ou foi impressão minha?
Vou deixar umas fotinhas dos nossos encontros que por coincidência do destino eu estou bebendo em todas as fotos mas juro de pé junto pra vcs que eu não sou alcólatra.


Um almoco rápido em Estocolmo, recepcão otima e um biquinho desnecessário na foto.


Esse dia eu falei tanto que voltei até rouca pra casa



Risadas e confissões em um irish pub em Uppsala.


Copenhaguem, dia frio, reencontro e papo bom.

14 comentários:

  1. hahahahaha, É mesmo muito louco a competição que a mulherada cria né, rs...Que legal Re que você conheceu este grupo!! Faz bem mesmo cultivar as amizades :-). E como vc mesma citou, quando a gente está longe de casa, boas amizades fazem ainda mais falta.
    E não precisa ficar se justificando pela ausência de posts não. Escrever demanda tempo e energia e as vezes o tempo e a energia que temos estão sendo usados para outros fins :-). Boa semana e beijosssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata!!!
    Que bom que vc esta se distraindo e conhecendo pessoas novas... Como vc mesma disse nao e garantia de amizades longas, mas pelo menos uma companhia que te "remete" ao lugar de onde vc veio, e isso e muito bom! Por mais que nos integremos a nova cultura, poder compartilhar da nossa propria e muito bom!
    Infelizmente na Italia, as poucas italianas que conheco: ou sao amigas verdadeiras e estao longissimo de mim, ou estao perto e sao tudo " daquele jeito"!

    ResponderExcluir
  3. Dei ENTER antes de terminar meu comment... Hehehe
    Ameiiii o teu cabelo cacheadao... Um espetaculooooooooo!!!
    Um beijooooo e vai dar tudo certo com a viagem!

    ResponderExcluir
  4. Oi Renata,
    As amizades nos ajudam muito a "enraizar", dão sentido aos dias, nos fazem sorrir, e não sei explicar bem o porquê, mas sinto que as amizades que tecemos com pessoas da mesma nacionalidade têm uma profundidade diferente, porque nos entendemos num nível muito básico sem precisar explicar muita coisa...
    É assim e pronto.
    Que maravilha você ter as Upsaletes aí!
    E boa viagem ao Brasil!
    Bjocks
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Renata to feliz que voce encontrou amigas para conversar ate ficar rouca e tomar umas biritas de vez em quando...rs...boas amizades fazem muita falta pra gente que vive fora, entao como o amanha a Deus pertence aproveita muito seus bons e felizes momentos de agora com pessoas que voce gosta. E nao precisa ficar se justificando sobre a falta de posts nao, blogar e algo que a gente faz por prazer, quando ta inspirado se nao tem inspiracao entao nao escreve nada, todo mundo passa por esses momentos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Acho que comentei aqui uma ou duas vezes falando do seu astral, mas é assim...incrível!
    É muito bom encontrar amigas, e eu já morei fora e por mais que se faça (muito bons) amigos de outros países, é o que alguém disse aqui num comentário...quando é brasileiro, a gente se entende desde o básico. Com gringo demora um pouco, mas uma hora chega lá.

    ResponderExcluir
  7. Alcoólatra??? Você??? hahaha ! Mas que conversa é essa Renata ?! Isso é intriga da oposição ! rs...
    Eu tava com saudade.
    bj

    ResponderExcluir
  8. Tu é muito palhaça! rs Fazer o marido de "amiguinha" foi ótimo! hahaha O meu, às vezes, também precisa assumir este papel, oh coitado hahahah Eu não me importo com competição, desde que não venham encher o meu saco hahaha eu nunca fiquei no pé de ninguém, nunca critiquei ninguém com falar mais, ter o marido de um jeito, ter a casa de outro e de gente assim, eu passo longe. Com o tempo a gente aprende a se defender...e as amigas são aquelas que tb brigam com a gente de vez em quando, mas não deixam a amizade de lado por besteiras.Que bom que conseguiu visitar sua amiga, isso é gostoso.Boa sorte aí nas coisas, Vc fica muito poderosa de cachos! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Renatinha, Renatinha! Este quinteto de Uppsaletes fará cultura na região, a contar pela alegria contagiante.
    Maravilha você estar radiante, e em breve: Brasilzão!

    Beijicos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rê!!!
    Não tinha como não deixar um recadinho, especialmente por esta linda homenagem ao nosso grupinho das Uppsaletes.
    Tenho que te dizer que te encontrar aqui foi uma bencao, e encontrar todas as meninas, entao....tipo..um MILAGRE DE DEUS NA TERRA...kkkkkk,....quem já morou fora sabe o tanto que pode ser solitário não conseguir encontrar alguém com uma conversa bacana, com risada fácil, com energia radiante....eu tenho amigos gringos, mas como eu sempre disse....toma tempo pros lazarentos se abrirem, e mesmo assim, näo acontece tão esponteneamente, e nunca é a mesma coisa...a linguagem corporal, os assuntos, a espontaneidade...enfim, coisa que só gente da gente entende. Eu trabaalho o dia inteiro com suecos, holandeses, ingleses, etc...e o meu dia nunca é tão feliz como quando eu posso encontrar vcs. Quero muito aproveitar aqui pra agradecer a todas vcs...como vc mesma disse, nao sei se seremos amigas forever, mas eu amo a amizade que estamos construindo no presente...ela é autêntica e sincera. E faz bem pro corpo e pra alma. beijos no coracao!!!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo visto Re!!!!!

    Adorei as Uppsaletes :)

    ResponderExcluir
  12. Renata que post mais verdadeiro! Amo a maneira que você escreve, parece até que tô conversando contigo! kkkkk E o teu cabelo tá lindo!!! Eu uso black power e ano que vem queria ficar loira.... olha, vai dar tudo certo, não só nas amizades, já que vamos vivendo um dia após o outro, mas também com seus projetos, já a notícia da visita ao Brasil é muito linda! Vai ser um fim de ano inesquecível! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Renata,
    Seu post mexeu comigo. Afinal, acho que ninguém gosta de ficar sozinho não. Eu senti há algum tempo que infelizmente a gente não bate com o santo de todo mundo, mesmo que o todo mundo tenha nascido no mesmo país que a gente. No fim isso incomoda um pouco, perceber que, apesar de a gente ser brasileiro, não rola aquela identificação com todo mundo. Mas com certeza acho que é maravilhoso quando acontece. Suecos não são de ter bate papos como a gente. Eles não são tão animados, e eu não entendo o senso de humor deles, por mais que eu tente. Não rola, definitivamente, uma aproximação sadia. E quando não rolou com alguns dos brasileiros que eu já tinha feito contato, fiquei preocupada demais. Agora eu deixo rolar sem tanta expectativa mas eu sinto que ainda falta muita coisa. Tô mais na minha, e morrendo de saudades de casa.

    ResponderExcluir
  14. Renata, q ótimo que vc encontrou um grupo com quem vc encontrou afinidades :) Ter amigos é mto bom, poder sair com pessoas que te deixam mais leve é maravilhoso! Bjss

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Obrigada pela visita e volte sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...