oncontextmenu='return false'>

domingo, 15 de maio de 2016

Coisas que voce precisa saber antes de se mudar para Suécia

Esse texto eu traduzi com as minhas palavras e experiencia do site Sweden.se, em pensar que todas essas dúvidas  e curiosidades fizerem parte da minha vida há alguns anos, aliás até hoje, porém diminuindo cada dia mais.
Sinto falta dessa época em que tudo era novidade, acho que estou precisando mudar de país outra vez:)

Suecos adoram café 

Tudo é motivo pra tal Fika (momento do cafezinho) nem precisa beber o tal "café" em si, mas sim se reunir pra sentar e conversar.

Entrar na linha 

Essa parte pode até ser organizada na farmácia, supermercados  e reparticoes públicas, mas tirando isso sueco gosta de furar uma fila, principalmente na entrada de ônibus e metrôs.

Falar sueco 

Existem pessoas que vivem vários anos aqui sem falar sueco, por falarem inglês ou árabe por exemplo, mas é claro que sua vida será bem mais fácil se falar o idioma local.

As lojas fecham cedo 

Nem sempre ... Aqui em Uppsala o centro fecha cedo, 19 hs, porém se encontra  hipermercados abertos até as 22 hs e supermercados até as 23

Embalagens 

Sim aqui existem queijos, molhos de tomates e cremes de caviar  em embalagens de iguais as pastas de dentes, Mas caro amigo não se preocupe eles não estão na sessão de higiene pessoal, então o perigo de escovar os dentes com creme de queijo é mínimo.

Pais sendo pais

Sim é muito comum ver os pais cuidando dos filhos sozinhos enquanto as mães trabalham ou saem pra balada com as amigas. São 480 de licença maternidade/ paternidade dividida como o casal achar melhor.

Férias de Julho.

Tudo demora em Julho, a Suécia inteira quer entrar de férias nesse mês e a correria atrás de gente pra trabalhar é grande, muitos trabalhos temporário abrem vagas nessa época.

Lagom

Lagom é uma palavra sueco que significa moderação, equilíbrio, nem pouco nem muito, só o suficiente.

Melodifestival

Eu acho um saco, mas quem sabe vc gosta :)

Ikea 

Ikea é sueca é linda, é barata . É a loja sueca que me tira da depressão nos invernos dos infernos.

Por favor retire os sapatos antes de entrar.

Devido a neve, as pedrinhas, e toda sujeira que você evita trazer pra dentro da sua casa quando se deixa os sapatos na porta. Levarei esse costume pra toda vida forever, amo.

Escuridão no inverno.

O sol se põe as 8:00 e as 15:00 já começa a escurecer, dias curtos, noites longas e uma preguiça que não sai do meu corpo

Pontualidade

Sim eles são pontuais e eu tomei vergonha na cara e aprendi a ser pontual tbm. Fico admirada como os clientes chegam no horário marcado no salão, dá pra contar nos dedos os que se atrasam.

Systembolaget 

A adega sueca, só lá somente lá e em mais nenhum outro lugar vc encontra bebidas que são acima de 3,5 % de alcool, o imposto é autíssimo, as bebidas são caras, e mesmo assim a suecada continua enchendo a cara nos finais de semana.


Preocupacao com o meio ambiente.

Aqui o lixo é cuidadosamente separado e reciclado, as sacolas são cobradas nos mercados pra evitar o desperdício, simplesmente maravilhoso.

Educacão e Saúde gratuitas.

O governo oferece empréstimos com juros baixíssimos pra quem quer fazer universidades e também ajuda de custo.
Sei que crianças não pagam médicos e nem remédios, porém se vc é adulto e trabalha paga uma taxa até um determinado valor, e se dentro de um ano depois desse valor ser atingido as consultas são gratuitas . Remédios controlados tbm tem um desconto depois de certo tempo de compra.





4 comentários:

  1. Que legal esses fatos sobre a Suecia, adorei.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ahhh que beleza! Você está de volta, empregada, animada, uma loucuuura hahaha! Eu sempre achei que a Suécia fosse o supra sumo do desenvolvimento, e esse post mostra que é mesmo! Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro todas essas coisas que fazem os suecos mais suecos, tirando a escuridão claro... Ri muito imaginando alguém a escovar os dentes com creme de queijo ou maionese!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Renata :),

    o teu texto é um verdadeiro serviço público para os portugueses que quiserem visitar ou viver na Suécia. Gostei muito de saber estas dicas.

    Beijinhos e votos de um bom fim-de-semana,
    Débora a.k.a Heidiland

    P.s.: se recebeste mais do que um comentário meu ignora e publica apenas este. Tive alguns problemas em conseguir enviar-te um comentário.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!
Obrigada pela visita e volte sempre!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...